quinta-feira, 15 de março de 2012

MÉDICO FALTA DUAS VEZES NO HOSPITAL DIA





A SECRETARIA DA SAÚDE DE INDAIATUBA DEVE TER DINÂMICA PRÓPRIA. O POVO PRECISA !!

Comentário postado no site do jornal Tribuna de Indaiá, em 15/03/2012

A classificação vergonhosa de Indaiatuba no levantamento efetuado pelo SUS está ligada ao texto da matéria com o título acima e publicado no site do jornal Tribuna de Indaiá.

Quando um médico falta ao serviço de saúde municipal, já deve acender uma luz amarela na sala do secretário. O médico é profissional e tem responsabilidades perante nossa população, que por vias tortas (tributos), é quem paga os seus salários. Isso deve ficar bem claro, aos que prestam serviços ao município.

Os pacientes devem ter prioridade. O secretário da saúde de Indaiatuba tentou questionar a veracidade, a consistência desse levantamento feito pelo SUS. E foi infeliz. Ossos do ofício.

Quando ele foi empossado no cargo, desde o início, em vez de tapinhas nas costas, etc e tal, ele deveria mapear todos postos da cidade, fazer uma escala de visitas aleatórias, de surpresa (amostragem) e pegar algumas irregularidades que porventura encontrasse e corrigir no ato. Poderia até colidir com um dos tais comissionados, que de praxe, costumam ocupar cargos de chefia. O secretário faria valer sua autoridade, evitaria assim que nosso serviço atolasse nesse pântano de incapacidades funcionais.

Evitaria essa vergonha, conforme afirmou o excelente fisioterapeuta Dr. Rinaldo Wolf. Dr. Rinaldo Wolf é um incansável defensor de um serviço público de qualidade, pois os profissionais ao se formarem fazem um juramento solene, se comprometendo moral e éticamente com a saúde do nosso povo.

Assim, o secretário com medidas de natureza pontual, iria formando uma equipe de colaboradores da secretaria, com visão macro e teria evitado essa situação extremamente desagradável que atravessa hoje. Médico e principalmente estando à testa da secretaria, não pode ser um tecnocrata atrás de uma escrivaninha: tomo aqui a informação do "Aurélio" (tecnocrata é um político, administrador ou funcionário, que procura soluções meramente técnicas e/ou racionais, desprezando os aspectos humanos e sociais dos problemas).

Foi exatamente isso que fez o atual secretário da saúde, Dr. Destéfani, que pode até ser parente do nosso alcaide. Tem tantos parentes trabalhando lá dentro... Ainda mais que é prática nesse desgoverno, que parentes avaliem parentes. Não sei. Ele não soube "por o pé na estrada" quando assumiu o cargo para dirigir sua secretaria. Deveria priorizar o campo estando sempre em contato com a população. Todos os postos deveriam saber: a qualquer momento o chefe passa por aqui. Não podemos deixar o capim, crescer à nossa porta. Agora, já era.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário