quarta-feira, 7 de março de 2012

EM INDAIATUBA, A SAÚDE PEDE SOCORRO





PARA MÉDICO, O RESULTADO FOI UM DESASTRE

Para o médico Edmir Deberaldini, Diretor do Hospital Augusto de oliveira Camargo (HOOC), os números que fizeram o município sair da tendência em que estava em 2011 podem ser considerados um desastre. O que chamou a atenção do Comitê de Mortalidade Infantil foi que as mortes não se deram em casos considerados de alto risco. “Não há explicações lógicas, mas juntando todos os fatores, consideramos um desastre”, considera o médico.

Para Deberaldini os maiores problemas são de ordem social.
Tivemos problemas sociais, morte gemelar (do latim gemellus, gêmeo), morte súbita. Foi um ano bastante atípico, salienta. O secretário da saúde, José Roberto Destéfani disse que “uma série de fatores influenciaram os índices de mortalidade”, entre eles 19 gestações que eram consideradas de risco, sete bebês que nasceram com cardiopatia congênita e dois que faleceram por fatores externos.

Casos de infecção no período perinatal (diz-se dos períodos imediatamente anterior e posterior ao parto), septicemias (infecção no sangue em que se caracteriza pela rápida multiplicação de bactérias), e recém nascidos afetados por afecções maternas também agravaram o balanço.

Questionado sobre a gravidade, Destéfani salienta que não se pode mais aceitar essa taxa de mortalidade e que a intenção é que toda a reestruturação do atendimento de saúde materno infantil realizado desde 2010, traga resultados esse ano.


OBS: 1- Quando se trabalha com dados estatísticos como nesse caso, cujo objetivo é a queda dos índices de mortalidade infantil, assim que começam a surgir informações contrárias, os responsáveis pela compilação dos dados devem imediatamente notificar seus superiores. Um gráfico de linha, já acenderia uma luz amarela nesse sistema.
OBS: 2- Se houve uma reestruturação do esquema de monitoramento em 2010, conforme diz o secretário Destéfani, mais uma razão para que dessem mais rigor aos dados. Umas mudanças nos critérios visando uma melhora dos serviços podem proporcionar resultados melhores ou piores. Nesse caso a cautela deveria ter sido redobrada. Muitas vezes nessas mudanças, o resultado não é alcançado de imediato, pois precisam fazer alguma correção de rota do que foi planejado. OBS: 3- Toda essa situação se torna mais grave ainda, em se tratando de mães sadias e bebês que nasceram sadios, dentro do peso. OBS: 4- texto copiado do jornal Tribuna de Indaiá

Nenhum comentário:

Postar um comentário