quinta-feira, 19 de abril de 2012

COM INTELIGÊNCIA O HOMEM INTERFERE NA GEOGRAFIA.



Temos dois canais, construidos pelas mãos do homem e muito eficientes nos transportes marítimos. São os canais de Suez e o do Panamá, construídos para facilitar a navegação marítima. O mais interessante é que ambos foram idealizados pela inteligência da mesma pessoa. Ferdinand de Lesseps, diplomata e comerciante francês. Quando atuava como Embaixador francês no Egipto, ele elaborou um projeto, unindo o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. Com isso houve uma enorme economia nos fretes marítimos, pois não precisariam mais contornar a África.

Sua construção demorou 10 anos; de 1859 até sua inauguração em 17 de Novembro de 1869. O outro canal, do Panamá, deu muito trabalho e ceifou muitas vidas. Começou a ser construído em 1880 pelos franceses, mas devido a região ser de pântanos, com clima tropical, provocou a morte de 22.000 trabalhadores; a maior parte deles vítima da malária, em 13 anos de atividade.

Pararam em 1893, vencidos por essa adversidade. Os Estados Unidos tinham interesse no canal. Negociaram a obra com os franceses e fizeram contratos com o Panamá, obtendo uma concessão de quase cem anos para explorar o canal. A obra foi iniciada em 1904 e concluído em 1914. Havia uma diferença de nível entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Fizeram eclusas e assim em “degraus”, corrigiram essa diferença.

São três as eclusas num canal com 80 km de comprimento onde passam atualmente 12.000 navios por ano. No final desse contrato houve pressão por parte dos panamenhos e o canal foi devolvido antes do prazo. O Panamá passou a auferir as receitas do Canal. Com a tecnologia, os transportes marítimos se modificaram. As cargas já são movimentadas por grandes guindastes que enchem os navios de conteiners.

A largura dos navios é bem maior do que à época da construção do Canal de Panamá. O Panamá já aprovou em seu Parlamento um projeto para se aumentar a capacidade desse importantíssimo Canal. O Brasil tem empresas de construção, que estão trabalhando nesse momento no Panamá, onde ganharam concorrência para atuar no aumento de capacidade do canal.

É importante que os jovens tomem conhecimento desse aumento do Canal, pois ao ser entregue para uso, muitos desses jovens já serão adultos e poderão acompanhar seus resultados, na medida em que os transportes marítimos se tornarem mais ágeis, haverá mais atividade econômica e com isso, melhoram as possibilidades de aumentar a geração de empregos.

Estamos em 2012. Já existem obras nas duas extremidades, do lado do Atlântico e do lado do Pacífico, para se concretizar o aumento da capacidade do Canal. Pelas estimativas, essa grande obra deverá estar concluída, e entregue ao tráfego marítimo até o final de 2014 e não haverá dificuldades a nenhuma embarcação.

E assim o pequeno País Panamá, poderá obter melhor desenvolvimento, com os aumentos de suas receitas, devido aos fretes. Se hoje passam 12.000 navios ao ano, após 2014 é possível que esse número possa alcançar de 15 a 18.000 navios ao ano, ao longo do tempo.

OBS: FICA AQUI REGISTRADA NOSSA HOMENAGEM A UM GRANDE HOMEM QUE, CONSEGUIU INTERFERIR NA GEOGRAFIA ECONÔMICA MUNDIAL, COM ENORME SUCESSO. FERDINAND DE LESSEPS.

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