domingo, 29 de abril de 2012

UMA EPOPÉIA DE TÉCNICA E ENGENHARIA








A Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro


Dia 7/7/2007 foi feita uma votação afim de se escolher as sete maravilhas do mundo moderno. Os eleitores deveriam votar pelos meios de comunicação moderna. Entre essas sete escolhidas, está incluída a imagem do Cristo Redentor, construída no topo da rocha do “Corcovado”, uma das rochas mais acessíveis entre os morros do Rio de Janeiro.

A ideia: É uma obra que já havia sido imaginada pela Princesa Isabel nos idos de 1881, ainda no tempo do Império. Construir uma imagem do Cristo num ponto alto da cidade surgiu por meio do padre lazarista Pedro Maria Boss em 1859. Ele sugeriu essa ideia à Princesa Isabel. A ideia fora bem aceita pelos Imperadores da época. O tempo passou.

Em 1921 essa ideia é retomada para marcar o centenário da Independência do Brasil que ocorreria no ano seguinte, mas não deu tempo de se fazer a obra para marcar essa data. Inicialmente haviam treis locais possíveis de escolha: o”Morro do Corcovado”, o “Pão de Açúcar” e o “Morro de Santo António”. Já em 1922 um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas, de adeptos à ideia de que essa obra fosse feita no “Morro do Corcovado” é levado ao Presidente Epitácio Pessoa. Democrata, o Presidente tomou as providências e, em 22 de Abril desse ano, é lançada a pedra fundamental do monumento. A população havia escolhido a Morro do Corcovado. Em 1923 é aprovado o Projecto do Engenheiro Heitor da Silva Costa através de concurso para a construção do Monumento. Em Setembro é lançada a campanha para arrecadação de fundos para as obras. A Comissão do Monumento consegue arrecadar 2.500 contos de Réis, valor considerado compatível com a grandiosidade da obra. Após serem feitos pelo artista plástico Carlos Oswald, vários modelos, optou-se por um.

O projecto: Em seguida, foi iniciada a elaboração do Projecto estrutural, com as dimensões que deveria ter, mas antes foi elaborado um pedestal onde seria montada a imensa escultura. A obra foi iniciada em 1927 e só foi concluída em 1931. Portanto demoraram seis anos sua construção. Interessante que essa é a mais jovem entre as chamadas maravilhas do mundo moderno. A imagem do Cristo Redentor é o cartão postal mais popular do Rio de Janeiro e um dos principais símbolos do Brasil. A execução da escultura é do polonês Maximillien Paul Landowski seguidor da “escola francesa”de escultura. Os cálculos estruturais são de autoria de Sílvia Costa que por sua vez foi auxiliada por Pedro Viana e Heitor Levy. Curiosamente esse técnico que ajudou nos cálculos, morou durante toda a construção do Monumento num barracão de madeira ao pé do canteiro de obras. Todo o material da construção era levado por ferrovia até o final da linha do Corcovado. Depois por um sistema de cabos chamado funicular, com tracção, esse material era transferido para o “canteiro de obras” a 710 metros de altura acima do nível do mar, em carrinhos especialmente feitos para esse serviço.

A Obra: Os números impressionam. A estátua tem 30 metros de altura, sendo que a altura total do monumento tem 38 metros, pois a base tem 8 metros de altura. O monumento pesa 1.145 toneladas. A cabeça do Cristo tem 3,75 m de altura e pesa 30 toneladas. Cada uma das mãos tem 3,20 m de comprimento e pesa 8 toneladas. Os braços pesam 57 toneladas cada um, sendo que a distância entre as extremidades dos dedos (envergadura), é de 30 metros. Durante a construção a população temia que a cabeça caísse, causando uma tragédia. Essa obra já passou por várias reformas. Em 1990 o Cristo Redentor foi “tombado” pelo Município do Rio de Janeiro. Fizeram um convénio entre Empresas Privadas, a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Secretaria do Património Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Então a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro dá início a amplas reformas nesse belo Monumento.

Melhorias: Recentemente foram efectuadas melhorias, para facilitar o acesso dos turistas até a Imagem do Cristo. Então o caminho é de trem ou autos até um ponto da rocha, depois temos elevadores e em seguida escadas rolantes. Tudo para facilitar a visita dos turistas. O acesso agora ficou muito facilitado, até para deficientes físicos que hoje são muito apoiadas pela sociedade civil. O afluxo de turistas é muito grande.

A vigilância, limpeza e conservação da estátua e de seu entorno, passaram a ser responsabilidade do IBAMA. No ano de 2000 outra reforma é iniciada com a colocação de uma protecção catódica (espécie de verniz) para evitar erosão. Todo um novo projecto de iluminação é feito com sinalização histórica e turística. Dois anos mais tarde, são realizadas as etapas das obras civis do projecto. Em 2003 essas reformas são concluídas.

Em 2007 a Igreja Católica aprovou uma iniciativa que, provavelmente deverá se transformar em rotina. Poderão ser celebrados casamentos junto ao Cristo Redentor.

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