sábado, 28 de abril de 2012

CRIANÇAS CONSTRUINDO CIDADANIA !!!







28/04/2012 - 03h30


Mateus, 11, vende bala de manhã, estuda à tarde e corre à noite

RODOLFO LUCENA
DO COLUNISTA DA FOLHA

Divulgação

Crianças na largada da São Sebastiãozinha, no Rio, em janeiro

Mateus de Lima trabalha de manhã, estuda à tarde e corre à noite.

Corridas para crianças já contam com mais de mil participantes

Com 11 anos, vende balas e amendoins nas saídas da estação Guaianazes do metrô (zona leste de São Paulo); volta para casa e, antes de almoçar e ir para a escola, entrega o dinheiro à mãe.

Guarda um pouco só, para a passagem para ir aos treinos: às segundas, quartas e sextas, corre em uma pista improvisada, pintada no chão de uma rua de Itaquera, na zona leste. "Uma vez, eu estava passando quase todo mundo e daí tropecei e caí. Levantei e ainda fiquei em segundo, ganhei até troféu."

Cheio de vontade de sempre ser mais rápido, às vezes treina com mais velhos: "Quero ser um atleta, um vencedor de Olimpíada", sonha Mateus.

Para Thomas Filshill, 8, a corrida é só um esporte. "É legal e faz bem", diz ele, que participa de provas na escola. No final do ano, a Corrida da Cidadania recebe a família: o pai, que é maratonista, a mãe e o irmão mais velho, Nicolas, que tem 13 anos.

Martim Arantangy Kessler, 12, está mais ligado no desafio do aqui e agora: "Eu gosto de participar de corrida porque você pensa que é difícil, mas consegue correr bastante e aí logo termina uma prova".

Paulo Boulos Ribeiro dos Santos, 8, corre desde os quatro anos, participando de duas provas por ano. Lembra-se de uma em especial: "A gente ganhou lanche, medalha e tinha uns brinquedos grandões para a gente brincar".

O melhor de tudo, porém, não tem nada a ver com isso: "Quando estou correndo, vem um ventinho no meu rosto". Leia entrevista completa com Paulo.


OBS: 1- EIS O CAMINHO DA CIDADANIA. EM JANEIRO DE 2013, NOSSA CIDADE DE INDAIATUBA PODERÁ ESTAR AGILIZANDO PROJETOS DESSA NATUREZA.

OBS: 2- PARA ISSO ACONTECER, PRECISAREMOS ELEGER NOVOS DIRIGENTES E O PARTIDO DOS TRABALHADORES CERTAMENTE TERÁ SEU CANDIDATO A PREFEITO, E GOVERNARÁ A CIDADE COM A SOCIEDADE CIVIL, E NÃO COM SEUS PARENTES.

OBS: 3- UM GOVERNANTE DEVE FAZER A OPÇÃO PELOS QUADROS MAIS COMPETENTES, IDÔNEOS E QUALIFICADOS. UM GOVERNO DE COMPADRÍO SÓ EMPOBRECE UMA CIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário