quarta-feira, 4 de abril de 2012

PRESIDENTE DILMA GOVERNA COM TÉCNICOS, EM SETORES QUE ANTES ERAM SEARA DOS POLÍTICOS. PONTO PARA DILMA.


quarta-feira, 4 de abril de 2012



Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Ampliar Dilma cumprimenta populares em visita a Bahia, em 30 de janeiro de 2012

Popularidade de Dilma bate recorde e sobe para 77%, diz Ibope

A parcela da população que considera o governo ótimo ou bom manteve-se estável em 56%, de acordo com pesquisa realizada

iG São Paulo | 04/04/2012 11:53 - Atualizada às 16:08

A aprovação pessoal da presidenta Dilma Rousseff bateu recorde no mês de março e atingiu 77% na pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No entanto, esta avaliação não se refletiu na percepção positiva da gestão de governo, que ficou estável em 56%, mesmo índice de dezembro do ano passado.

O melhor percentual anterior da avaliação pessoal da presidenta havia sido atingido em março do ano passado, com 73%. Em dezembro, ficou em 72%. A confiança da população na chefe do Executivo subiu de 68% para 72% em março.

Apesar de estável, o desempenho positivo do governo ainda é o maior para a gestão atual e superior ao mesmo período dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

O governo Lula ficou no patamar de 34% de avaliação positiva no segundo ano do primeiro mandato. O governo FHC teve percepção positiva de 41% da população na mesma época.

Em março de 2004, a popularidade de Lula era de 59,6%, segundo a CNI/Sensus. Em maio daquele ano, o índice foi de 62%, de acordo com CNI/Ibope.

A pesquisa Ibope divulgada hoje foi realizada entre os dias 16 e 19 de março com 2002 pessoas em 142 municípios. Registra dois pontos percentuais de margem de erro.

"Firmeza e estilo"

O gerente de Políticas Econômicas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, atribuiu à "firmeza" na condução de conflitos com ministros e a base aliada e a um "estilo próprio de governar" o crescimento na aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff. A pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje mostrou que a aprovação pessoal de Dilma cresceu de 72% para 77%.

Castelo Branco avalia que o "estilo Dilma de governar" descola-se do próprio governo, cuja avaliação manteve-se estável, com 56% de conceitos "ótimo" e "bom", enquanto sua avaliação pessoal cresceu. "A leitura é que ela transmite para a população uma personalidade própria, com característica diferente em relação ao seu antecessor".

Para o analista da CNI, o resultado da pesquisa reflete a "faxina" comandada pela presidente, na substituição de ministros que estavam em pastas alvos de denúncias da imprensa. Segundo ele, a "firmeza" demonstrada por Dilma na substituição de ministros passou aos entrevistados "maior controle sobre os problemas das pastas" e "mais presença na administração".

Inflação

A nova rodada da pesquisa CNI/Ibope mostra que 42% da população aprova a política de combate à inflação. Esse número subiu três pontos porcentuais, na comparação com dezembro. Em contrapartida, 55% dos entrevistados desaprovam a política de juros, que tem o aval de apenas 33% da população.

Os setores do governo com pior avaliação são impostos, saúde e segurança pública. De acordo com o levantamento, 65% da população desaprova a alta carga tributária. Além disso, 63% reprovam os serviços de saúde pública, enquanto 61% não se sentem satisfeitos com a política de segurança pública.

Em contrapartida, 59% da população aprova a política de combate à fome e à pobreza. Essa política tem maior índice de aprovação na Região Nordeste (63%), nas cidades do interior (62%) e nos municípios pequenos (69%).

(Com Agência Estado e Valor Online)

OBS: AVANÇANDO EM SEU 2º ANO DE MANDATO, DILMA JÁ GOVERNA COM DESENVOLTURA E ESTILO PRÓPRIO. EM SUA VISÃO DE GOVERNO, ELA PREVILEGIA OS TÉCNICOS. A CLASSE POLÍTICA TEM OBRIGAÇÃO DE RESPEITAR SUA LINHA DE TRABALHO. ACIMA DE QUALQUER DIVERGÊNCIA, ELES TEM QUE APRENDER QUE O TAL "TOMA LÁ, DÁ CÁ" NÃO É EXEMPLO DE BOA ADMINISTRAÇÃO. SUA AUSTERIDADE, DISCREÇÃO, RESPEITO ÀS INSTITUIÇÕES, ELEGÂNCIA NO TRATO COM DIVERSAS PERSONALIDADES A NÍVEL MUNDIAL, QUANDO EM EVENTOS DE NÍVEL, DÃO A ELA RESULTADO QUE A ENGRANDECE SUA ADMINISTRAÇÃO.

SÓ UMA OBSERVAÇÃO: CONSIDERO QUE NOSSOS GOVERNANTES MÁXIMOS, QUANDO EM EVENTOS NO EXTERIOR, DEVERIAM RESPONDER AOS REPÓRTERES, SÓMENTE SOBRE OS TEMAS DE SUA VIAGEM. ASSUNTOS BRASILEIROS DEVERIAM SER TRATADOS SEMPRE DENTRO DO BRASIL.
Postado por BlogPT às 18:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário