domingo, 1 de abril de 2012

PRECISAMOS TER MEMÓRIA: DITADURA NUNCA MAIS !!!







domingo, 1 de abril de 2012

Muitos anos atrás: 48 anos

Estávamos em 1964. Nosso país vivia momentos conturbados. Tínhamos um Governo frágil, nas mãos de João Goulart. Tudo que aconteceu naquela época foi devido a fragilidade de nossas instituições políticas. João Goulart, vice de Jânio que renunciara após 6 meses de mandato (tentara um golpe), para tomar posse, teve que aceitar uma mudança no regime.

Nossa fragilidade era tanta que, em horas nosso regime passou de presidencialismo para parlamentarismo, e essa mudança era para reduzir as prerrogativas do Presidente João Goulart. Triste período esse. Perseguições, redução das liberdades democráticas, censura à imprensa, assassinatos, fechamento de sindicatos de classe, e outras barbaridades. O período crítico foi de 1964 até 1985, quando começou a tal abertura “lenta e gradual”.

Hoje, podemos comemorar. Vivemos hoje num regime aberto. Temos muitos problemas a resolver, mas a maior de todas as conquistas foi a liberdade de expressão. Viva nosso Brasil democrático com seus problemas que, gradativamente estão sendo equacionados para em seguida serem resolvidos. Hoje somos a 6ª maior economia do planeta. Ainda falta melhorar e fortalecera a saúde, a educação, proporcionar justiça aos nossos aposentados do INSS.

Somos um dos países mais ricos do planeta. Temos apesar de tudo, 50% de nosso país ainda florestal, temos a maior rede hidrográfica do planeta, temos um território quase plano, com acidentes geográficos discretos. Não temos vulcões, tufões, terremotos, maremotos, geleiras nem desertos. Nosso semi-árido pode perfeitamente ser irrigado pelas mãos dos brasileiros, como está acontecendo agora com a tecnologia, desviando 1% das águas do “Velho Chico”. Esse projeto é caro, mas a longo prazo, valerá seu custo.

OBS: SÓ A TÍTULO DE CURIOSIDADE, EM PLENO 3º TERCEIRO MILÊNIO, COM O PAÍS EM SUA PLENITUDE DEMOCRÁTICA, EM NOSSA CIDADE, UM PREFEITO QUE A HISTÓRIA VARRERÁ, TENTA CERCEAR A LIBERDADE DO JORNAL TRIBUNA DE INDAIÁ. QUANTA POBREZA E MEDIOCRIDADE.
Postado por BlogPT às 04:11 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário