domingo, 1 de abril de 2012

DILMA ESTIMULA A ACELERAÇÃO DE UMA PARCERIA MUITO IMPORTANTE




Elo Índia-Brasil engatinha, mas potencial é enorme, diz câmara de comércio
Iracema Sodré

Enviada especial da BBC Brasil a Nova Déli

Atualizado em 30 de março, 2012 - 05:48 (Brasília) 08:48 GMT

Expectativa é de aumento nas trocas comerciais entre Brasil e Índia
A relação entre Índia e Brasil ainda está engatinhando, mas tem um potencial enorme, segundo Leonardo Ananda, diretor executivo da Câmara de Comércio Índia Brasil.

"A gente tem uma expectativa de que, nos próximos cinco a oito anos, a Índia esteja entre os cinco maiores parceiros comerciais do Brasil (hoje está entre os 20 maiores)", disse ele à BBC Brasil.

Notícias relacionadas
Brics assinam acordo de investimento e comércio em moedas locais. Brasil tem de elevar investimentos sem descuidar de saúde e educação, diz DilmaPerfil de novos bilionários revela força diversificada dos Brics

Tópicos relacionadosEconomia, Brasil. Neste ano, as trocas entre os dois países devem ultrapassar os US$ 10 bilhões, cifra modesta se comparada aos US$ 50 bilhões do comércio bilateral Brasil-China no ano passado.

"É muito importante que os Brics aumentem essas relações comerciais entre eles para se fortalecer ainda mais", diz Ananda, opinando que esses países "já têm uma posição coesa nos fóruns multilaterais, mas precisam fortalecer mais as trocas comerciais".

O diretor foi um dos participantes de reuniões durante a Quarta Cúpula dos Brics (Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul), ocorrida nesta semana, em Nova Déli.

OBS: NOSSA PRESIDENTE DILMA INCENTIVA AUMENTO DE TROCAS COMERCIAIS. A ÍNDIA TEM UMA POPULAÇÃO ACIMA DE 1,2 BILHÃO DE HABITANTES (DADOS DE 2010). O BRASIL CERTAMENTE FARÁ BONS NEGÓCIOS COM ESSE PAÍS. EM CERTOS SEGMENTOS TECNOLÓGICOS A ÍNDIA NOS SUPERA COMO EM ENERGIA ATÔMICA E CINEMA. EM OUTROS, NÓS JÁ ESTAMOS MAIS AVANÇADOS COMO EM PESQUISAS AGRO-PECUÁRIAS, PETROLÍFERAS, CONSTRUÇÃO CIVIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário