sábado, 28 de abril de 2012

GOVERNOS TIRANOS AGEM DESSA FORMA, SEM OUVIR A POPULAÇÃO. E NÓS DE INDAIATUBA CONHECEMOS UM GOVERNO TIRANO ....






Quinta-feira, 19 de abril de 2012Prefeitura de Sorocaba derruba prédio histórico na calada da noite


Não adiantaram os meses de apelos de moradores da Vila Hortênsia, de artistas e demais sorocabanos para que o prefeito Vitor Lippi (PSDB) respeitasse a identidade histórica da cidade. Na noite do último dia 17 a prefeitura demoliu os prédios do primeiro parque infantil da cidade (CEI-1), construído na década de 1950, na avenida Cel. Nogueira Padilha.

Enquanto o local era reduzido a escombros pelas máquinas, moradores perguntavam aos trabalhadores e repórteres porque tal atitude na calada da noite. A resposta oficial da prefeitura foi que o horário foi definido por motivo "operacional", para evitar trânsito e poeira no comércio.

Mas o prefeito Lippi sabia que havia um movimento contrário à demolição do local. Por isso, os argumentos da prefeitura não convenceram muitos internautas, que postaram centenas de comentários indignados em redes sociais, como o Facebook, acompanhados de fotos dos escombros, ainda na noite do dia 17.

Além da demolição da estrutura, houve a derrubada de diversas árvores que decoravam e arejavam a região há décadas.

Indignação

Na manhã após a demolição, Gamaliel Vassão de Oliveira, o Gama, morador do bairro, levou a neta Sofia para ver os escombros do local em que eles iam nos finais de tarde ver e ouvir a revoada de passarinhos.

Dizendo estar triste com o fim dado à escola onde um de seus filhos estudou, Gama critica o fato de o prédio histórico ser substituído por uma "Casa do Cidadão" da prefeitura. "Se fosse para derrubar mesmo, que fizesse uma unidade de saúde no local. O bairro não tem um posto de saúde que preste. Mas o prefeito não consultou ninguém para saber o que queríamos ", afirma.

Gama também ficou indignado com o corte de árvores. "Depois a prefeitura vem fazer propaganda de mutirão de plantio em locais afastados, onde já tem natureza. E na cidade? Não merecemos ter um pouco de verde, de ar mais puro?", indaga o morador.

Democracia virou pó

A prefeitura alega que a demolição do CEI-1 aconteceu com autorização do Ministério Público. "Mas a questão vai além da destruição ser legalizada ou não. Trata-se de respeito ao patrimônio histórico de Sorocaba, às lembranças das pessoas. Trata-se de ter um mínimo de respeito pela opinião da população", diz o vereador Izídio de Brito (PT).



Segundo reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, na noite da demolição, a farmacêutica Daniela de Almeida Henarias, de 35 anos, assistindo à demolição, lamentou: "A história toda de um bairro morreu hoje. Eu estudei aqui, a minha filha estudou aqui".

Daniela ainda resumiu o sentimento de muitos cidadãos que ainda defendem a história de Sorocaba e dos sorocabanos: "Em Sorocaba, a democracia virou pó".

OBS: PODEMOS NOTAR O SENTIMENTO DE FRUSTRAÇÃO DE MORADORES, POR SEUS COMENTÁRIOS NESSE TEXTO. DERRUBARAM PRÉDIO HISTÓRICO NA CALADA DA NOITE. ERA UM PARQUE INFANTIL DA DÉCADA DE 50.
 
AQUI EM INDAIATUBA JÁ TIVEMOS UM PROFESSOR , THIAGO BOLIVAR, QUE ENVIOU COMENTÁRIO AO JORNAL TRIBUNA DE INDAIÁ NARRANDO SUA FRUSTRAÇÃO, AO VER DERRUBADAS DUAS GRANDES NOGUEIRAS CENTENÁRIAS, DENTRO DA ÁREA URBANA E PERTO DO "CASARÃO", PARA DAR LUGAR A EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS DE OCUPAÇÃO VERTICAL DO SOLO. É PRECISO OUVIR A POPULAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário