sexta-feira, 19 de abril de 2013

O FATO É QUE AS PROPOSTAS DE GRILLO INCOMODAM A CLASSE POLÍTICA

Grillo, populista de cabelos desalinhados, é destino da Itália – e da Europa

Líder do Movimento 5 Estrelas exemplifica novo tipo de político que surge das chamas da longa crise econômica da União Europeia e do descontentamento eleitoral em outros países

NYT |
NYT
Beppe Grillo, um populista de cabelos desalinhados, voz potente e camisa para fora da calça, é o destino da Itália – e até certo ponto da Europa.
Depois de ganhar um quarto dos votos na eleição legislativa de 24 e 25 de fevereiro, Grillo, um comediante e ativista, está sendo cortejado por tradicionais políticos italianos. Mas como sempre foi contra eles, não está engolindo nada disso. Ele descartou a possibilidade de alianças, criando um impasse para a política italiana.

'Não': Terceiro colocado em eleição da Itália rejeita coalizão com centro-esquerda

New York Times
Beppe Grillo, que fundou o Movimento 5 Estrelas, terceiro colocado nas eleições de fevereiro, é visto em sua casa em Marina di Bibbona, Itália (03/03)

Cenário: 'Empate' em eleições na Itália causa apreensão na Europa

Ele se referiu ao ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que procurou um retorno ao poder, como "o anão psicótico", e tem firmemente rejeitado apelos de Pier Luigi Bersani, líder do centro-esquerdista Partido Democrático, para juntar forças para governar, chegando a descrevê-lo como um “morto-vivo".

Em uma rara entrevista em sua casa à beira-mar na Marina di Bibbona em 3 de março, Grillo disse que seria "inadmissível" para ele garantir a estabilidade de um futuro governo italiano. "Seria como Napoleão fazer um acordo com Wellington."
Descalço e vestindo uma calça jeans desbotada e uma camiseta cinza com uma imagem de Gandhi, ele disse que queria acabar com um sistema que havia "desintegrado o país" e construir "algo novo" que restauraria a Itália como uma verdadeira democracia participativa. "Conseguiremos mudar tudo desde que tenhamos pessoas respeitáveis no poder, mas a classe política existente deve ser expulsa imediatamente", afirmou.
Grillo exemplifica um novo tipo de político que surge das chamas da longa crise econômica da União Europeia (UE) e do descontentamento dos eleitores em outros países. Como Alexis Tsipras, que na Grécia liderou uma onda antiausteridade para liderar o segundo maior partido no Parlamento, ou Yair Lapid, que se beneficionou de uma frustração nacional com a desigualdade social em Israel, esses políticos não são extremistas mas, no geral, reformistas de esquerda.
 
 
OBS: ENTRE AS PROPOSTAS DE GRILLO CONSTA UMA, QUE É MUITO IMPORTANTE E VAI DE ENCONTRO (COLISÃO) AO COSTUME DA CLASSE POLÍTICA: PARA GRILLO, UMA REFORMA E OS POLÍTICOS SÓ PODERÃO FICAR DOIS (2) MANDATOS NO MESMO CARGO POLÍTICO. DEPOIS, TERÃO QUE PROCURAR OUTRA FUNÇÃO, SEJA CARGO ACIMA OÚ CARGO ABAIXO. ELE PRETENDE ACABAR COM O CARREIRISMO POLÍTICO. UM DEPUTADO ESTADUAL, QUE TENTE APÓS DOIS MANDATOS, SER FEDERAL OU SER PREFEITO DA SUA CIDADE. TEMOS NO BRASIL, TAMBÉM UM CARREIRISMO POLÍTICO. ENTÃO NA ITÁLIA, GRILLO CAI NO GOSTO DA POPULAÇÃO, MAS COLIDE COM OS POLÍTICOS.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário