sexta-feira, 19 de abril de 2013

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA CIDADANIA

Prefeituras usam a internet para se aproximar da população


No Rio, por exemplo, o site oficial 1746 recebe denúncias e sugestões

18 de abril de 2013 | 20h 14

Breno Pires e Diego Cardoso, de O Estado de S. Paulo
Algumas capitais brasileiras já desenvolvem projetos para aproximar a população do governo com a ajuda da internet. É o caso do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. A Prefeitura do Rio tem um serviço próprio de captação de denúncias e sugestões dos cidadãos, o 1746. Já a capital gaúcha firmou uma parceria com uma iniciativa independente, o PortoAlegre.cc. O 1746 - a central de informações da Prefeitura do Rio - começou a aceitar em 2012 denúncias e reclamações via web. Além do site, a prefeitura mantém um aplicativo, disponível para dispositivos com sistema iOS e Android, para que os cidadãos enviem reclamações e sugestões pelo celular. Segundo os responsáveis pelo portal, em 2013, a taxa de resolução de demandas enviadas pelo 1746 é de 82%.
 


O portal carioca atende 1,8 mil tipos de serviço diferentes, desde informação, reclamação e serviço. "O prazo de atendimento pode ser reduzido porque pagamos bônus aos servidores se eles cumprirem a ação antes do tempo estipulado", diz o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira. Ele aponta que, nos planos da prefeitura, está a expansão do projeto. O objetivo é criar abaixo-assinados ou votações via aplicativos para compreender as necessidades prioritárias de investimento em bairros. "Seriam pílulas de consulta popular via app."
Ouça aqui a entrevista com Pedro Teixeira.
Em Porto Alegre, desde março de 2011, os moradores podem fazer sugestões, começar campanhas e iniciar discussões sobre a capital gaúcha no PortoAlegre.cc, um portal criado pela startup de tecnologia Lung, em parceria com a Unisinos e com apoio do Executivo local.

As demandas criadas no PortoAlegre.cc relacionadas a serviços são encaminhadas para o Fala Porto Alegre, um canal de atendimento da prefeitura. Já ações que envolvam obras e que precisam de verba são enviadas para o orçamento participativo. "A maior parte das causas colocadas são sobre o cuidado com a cidade, causas colaborativas. Por exemplo: revitalizar uma praça, recolher lixo na beira do Rio Guaíba", explica Cezar Busatto, secretário de Governança Local, órgão que cuida da parceria com o portal.

OBS:1- POSSIBILITAR O USO DA INTERNET PARA MELHORAR UMA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, É QUESTÃO DE DECISÃO POLÍTICA. NAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS, É PERFEITAMENTE POSSÍVEL INSTALAR COMPUTADORES PARA QUE OS ESTUDANTES POSSAM USÁ-LOS. PODE-SE FAZER UM CADASTRO DOS USUÁRIOS, QUE TERÃO NÚMERO SEQUENCIAL E SENHA DE ACESSO. UM SETOR DA BIBLIOTECA SERIA SÓ PARA OS INTERNAUTAS. PAÍSES QUE APOIAM O SETOR EDUCACIONAL JÁ TEM EM SEUS MUNICÍPIOS, ESSA FORMA DE DISPONIBILIZAR EQUIPAMENTOS, QUE SÃO UTILIZADOS NORMALMENTE.

OBS:2- INDAIATUBA PODE PERFEITAMENTE, PLANEJAR E MONTAR UMA SALA ESPECIAL DE ACESSO À INTERNET, PARA PESSOAS QUE NÃO TENHAM COMPUTADOR EM CASA. O FATO DE NÃO TERMOS ESSA PRÁTICA, NÃO IMPEDE QUE SEJA CRIADA. SE DÁ BONS RESULTADOS EM OUTROS PAÍSES, NADA MAIS NATURAL DO QUE USAR UMA TÉCNICA JÁ EM USO E COM SUCESSO FORA DO BRASIL. MAS NESSE CASO, É NECESSÁRIO QUE HAJA "VONTADE POLÍTICA". UM NOBRE DA CASA DE LEIS PODE ELABORAR UM PROJETO DE LEI E COLOCAR ESSE ASSUNTO NA DISCUSSÃO. A PARTIR DAÍ, COM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO E, CASO APROVADO, SERÁ ENVIADO AO EXECUTIVO PARA ESTUDOS E IMPLANTAÇÃO. TEM CIDADES FORA DO PAÍS, QUE USAM ATÉ O CORPO DE BOMBEIROS PARA ESSAS INSTALAÇÕES, SEM QUE CRIE QUALQUER DIFICULDADE AOS PROFISSIONAIS BOMBEIROS
 

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