domingo, 14 de abril de 2013

ECONOMIA BRASILEIRA EQUILIBRADA E CONFIÁVEL

‘Inflação não precisa de tiro de canhão’

Para Mantega, taxas de juros mudaram de patamar e alta de preços pode ser debelada com ‘tiro de metralhadora’

13 de abril de 2013
 
Raquel Landim e João Villaverde, de O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - Na iminência de uma retomada do ciclo de alta de juros, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ao Estado que a inflação não vai precisar ser debelada com um "tiro de canhão" como na história recente do País. "Pode ser de metralhadora, se necessário", disse. Ele frisou que não estava opinando sobre a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que começa na terça-feira, mas sobre uma mudança estrutural nos juros.
 
Mantega afirma que a inflação está sob controle e que "o que está na boca do povo é o tomate" e não uma alta generalizada de preços. Um dos principais defensores do câmbio desvalorizado, o ministro admite que o governo promoveu uma depreciação do real, que elevou em até 0,5 ponto porcentual o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Para o ministro, a principal meta do governo Dilma, que é transformar os investimentos na mola propulsora da economia, será atingida no ano eleitoral. "Os investimentos vão bombar em 2014", diz. Abaixo, a entrevista realizada na sede do Banco do Brasil, em São Paulo.

OBS: PARA OS PESSIMISTAS DE PLANTÃO, O "RISCO PAÍS" DO BRASIL, FECHOU NESSE FINAL DE SEMANA NA CASO DOS 166 PONTOS. DEVEMOS NOS LEMBRAR DE QUE NO FINAL DO GOVERNO FHC (O SÁBIO), DEVIDO NOSSA FRAGILIDADE ECONÔMICA ESSE ÍNDICE ESTAVA NA CASO DOS 2.500 PONTOS, ISSO MESMO; DOIS MIL E QUINHENTOS PONTOS. E AGORA ESSE PESSOAL TEM A CARA DE PAU DE CRITICAR A POLÍTICA DO GOVERNO DILMA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário