segunda-feira, 15 de abril de 2013

VENEZUELA CONTINUARÁ NA "LINHA" DE CHAVES. VOTAÇÃO FOI APERTADA

Em votação apertada, Nicolás Maduro é eleito novo presidente da Venezuela

Chavismo venceu disputa tensa com 50,6% dos votos de Maduro, contra 49% de Capriles

BBC | - Atualizada às
Por uma margem mais apertada do que qualquer pesquisa de opinião, e a maioria dos analistas independentes, poderia prever, o candidato chavista à Presidência da Venezuela, Nicolás Maduro, venceu as primeiras eleições do país na era pós-Chávez, de acordo com anúncio do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na madrugada desta segunda-feira - fim da noite de domingo em Caracas.
Com 99% dos votos apurados, Maduro obteve 50,6% dos votos válidos, contra 49% de seu rival, Henrique Capriles Radonski, no resultado eleitoral mais positivo para a oposição desde 1999.
Após a divulgação dos resultados, diversas salvas de fogos foram ouvidas na abastada zona leste de Caracas, reduto da oposição.

Leia também: 'Não haverá pacto com a burguesia', diz Maduro em dia de eleição
No Twitter, Maduro é hackeado e Capriles insinua tentativa de fraude em eleição
Venezuelanos decidem em eleição o futuro da política de Hugo Chávez

AP
Nicolás Maduro e sua mulher Cilia Flores comemoram a vitória nas urnas

Maduro recebeu 685 mil votos a menos do que o total obtido em outubro pelo então presidente Hugo Chávez- cuja morte em março provocou a nova votação - na eleição presidencial contra Capriles.
De acordo com o CNE, até o momento do anúncio, Maduro havia obtido pouco mais de 7,5 milhões votos e Capriles, cerca de 7,3 milhões.
O avanço de Capriles foi proporcional aos votos perdidos por Maduro - o opositor obteve 680 mil votos a mais desta dez do que em outubro.
Votaram na eleição deste domingo 78,71% dos quase 19 milhões de venezuelanos registrados, um percentual de comparecimento semelhante ao das eleições passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário