quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

POLITIVA ECONÔMICA DA PRESIENTE DILMA, MOSTRA CORREÇÃO.






Economia brasileira cresceu 2,72% em 2011, indica prévia do BC
Aumento acabou sendo menor à elevação projetada pela autoridade monetária em relação ao PIB
Valor Online
16/02/2012

O índice calculado e usado pelo Banco Central para antecipar a tendência do Produto Interno Bruto (PIB) indica que a economia brasileira cresceu 2,72% em 2011. Na versão dessazonalizada, o IBC-BR aponta elevação de 2,79% no nível de atividade econômica.

Em dezembro especificamente, o índice subiu 0,57% na versão com ajuste sazonal, considerada a mais relevante no caso de variações mensais. Sem a exclusão de fatores sazonais, o índice apresentou queda de 0,77% no último mês de 2011.
No ano, o aumento acabou sendo menor à elevação projetada pela autoridade monetária em relação ao PIB, cujo crescimento no ano fechado de 2011 ainda foi divulgado pelo IBGE. No último Relatório de Inflação, o BC previu que o PIB avançaria 3% no ano passado. Já o mercado acredita que a apuração do IBGE apontará crescimento econômico de 2,87%, se considerada a mediana das projeções colhidas pelo BC na primeira semana de 2012.

Em 2010, o IBC-BR mostrou boa aderência ao PIB. O produto cresceu 7,5%, ao passo que o índice do Banco Central registrou elevação de 7,78% na versão sem ajuste sazonal e de 7,81% com o ajuste.
A metodologia de cálculo do IBC-BR segue a mesma divisão de setores da economia considerada pelo IBGE na apuração das Contas Nacionais. O índice leva em conta as atividades da indústria, agropecuária e do setor de serviços (aí dentro o comércio).

CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA FOI 4 VEZES SUPERIOR À DA ESPANHA !!

Economia espanhola cresce 0,7% em 2011
França e Alemanha também cresceram; PIB da zona do euro fecha o ano com alta de 1,5%
EFE | 16/02/2012


Recaída do consumo das famílias e do gasto público seguraram crescimento no último trimestre
A economia espanhola registrou uma contração de 0,3% no último trimestre de 2011, mas cresceu 0,7% no conjunto do ano, confirmou nesta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A recaída do consumo das famílias, que experimentou um retrocesso anualizado de 1,1%, e a maior contração do gasto público (3,6%) e do investimento empresarial (6,2%) provocaram a desaceleração da economia espanhola no trimestre. Os dados publicados hoje confirmam os antecipados em 30 de janeiro, informou o INE.

O Produto Interno Bruto da zona do euro encolheu 0,3% no quarto trimestre do ano passado em comparação com o terceiro e cresceu 0,7% ante igual período do ano anterior, informou na quarta-feira a Eurostat, agência de estatísticas da região. Em todo o ano passado, o PIB da área de moeda comum avançou 1,5%, menos que a alta de 1,9% de 2010.

A economia francesa teve um crescimento econômico em 2011 foi de 1,7%, superior ao avanço de 1,4% registrado em 2010, e se deveu principalmente à demanda interna e às variações de reservas das empresas.

A contração, que fora prevista por analistas de todos os institutos de estudos econômicos, foi menor que a esperada, assinalaram os técnicos do Destatis. Em uma primeira estimativa em janeiro, o escritório estimara que o PIB alemão retrocederia 0,25% no último trimestre de 2011, enquanto alguns institutos haviam demonstrado pessimismo ainda maior. A economia alemã registrou em 2011 um crescimento de 3% na comparação com 2010.

OBS: TEMOS QUE TIRAR O CHAPÉU À EQUIPE ECONÔMICA BRASILEIRA QUE, JUNTO COM O GOVERNO DILMA, ATUARAM LADO A LADO EM 2011, QUANDO TIVEMOS FORTE REDUÇÃO DA ATIVIDADE ECONÕMICA MUNDIAL.
NOSSA TAXA DE DESEMPREGO FOI A MENOR DA HISTÓRIA, COM 6,5%.

NA ESPANHA ESSE NÍVEL DE DESEMPREGO ALCANÇOU 22,5%. SIGNIFICA MUITO SOFRIMENTO SOCIAL. É CERTO QUE NÃO TEMOS O PADRÃO DE VIDA DOS EUROPEUS,MAS ESTAMOS AVANÇANDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário