domingo, 14 de abril de 2013

DE POUCO EM POUCO, VÃO ACABANDO COM A HISTÓRIA DA CIDADE




Casarão Pau Preto é interditado por tempo indeterminado
Infiltração de água comprometeu a estrutura do prédio
 
08/04/2013 às 14h51


 


O novo rompimento de uma adutora do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) que passa em frente ao Casarão Cultural Pau Preto provocou mais rachaduras no imóvel, que agora foi completamente interditado por tempo indeterminado. O problema foi identificado na manhã desta segunda-feira (08) e dessa vez a parte onde funciona a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, foi a mais danificada.
Técnicos do Saae estão trabalhando no local visando corrigir o vazamento. A obra de reparos estruturais do Casarão, executada desde fevereiro pela Refortec Engenharia e Fundações, será retomada somente 48h após a interrupção do vazamento. Os trabalhos foram acompanhados por profissionais da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia e da Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas.
Segundo o engenheiro civil o Saae, Pedro Claudio Sala, um estudo será iniciado imediatamente para a troca da rede de abastecimento nas redondezas do prédio e transferência da mesma para o outro lavo da via. A rede do local é feita de cimento amianto e tem aproximadamente 40 anos.
Somente a parte onde funciona a administração da Fundação Pró-Memória não foi interditada, todos os outros serviços e atividades que funcionavam no prédio, bem como as exposições culturais e a Biblioteca Pública estão suspensos até que as obras no Casarão sejam concluídas.

OBS:1- O FATO VERDADEIRO É QUE TEM MUITO EMPREENDEDOR, DE OLHO NESSE PEDAÇO DE TERRA. CONSTA NO BLOG DE ELIANA BELO, COM DATA DE  27/7/2009, QUE HOUVE UM DECRETO Nº 2394, DE 20/4/1982 CONSIDERANDO DE UTILIDADE PÚBLICA NO GOVERNO CLAIN FERRARI, COM UMA METRAGEM DE 9.810 M2. POSTERIORMENTE O MESMO CLAIN FERRARI FEZ POR BEM, REVOGAR ESSE DECRETO EM 14/12/1982.

OBS:2- A SEGUIR, TOMOU POSSE O NOVO PREFEITO JOSÉ CARLOS TONIN QUE, NOVAMENTE DECRETOU DE UTILIDADE PÚBLICA ESSE MESMO CASARÃO, SÓ QUE COM UMA METRAGEM DIFERENTE: 4.500 M2. HOUVE AÍ UMA REDUÇÃO DE 54% DA ÁREA. FATO MUITO ESTRANHO. QUANDO SABEMOS QUE AQUELE CASARÃO ANTIGO, OCUPAVA TODO O QUARTEIRÃO.

OBS:3- OUTRO FATO ESTRANHO É ESSE ROMPIMENTO DE UMA REDE TRONCO DO SAAE, QUE PASSA PELO LOCAL (PELA 2ª VEZ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário