sábado, 8 de setembro de 2012

A MALDADE HUMANA..........E NOS CHAMAM DE "ANIMAIS RACIONAIS"

Gavião-real é resgatado ferido em cidade de Goiás

A ave, alvejada por tiros no município de Cocalzinho de Goiás, foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres no Estado

06/09/2012
Terra da Gente, com info Ibama

Algumas aves são raríssimas de serem encontradas. O gavião-real (Harpia harpyja) é uma delas. Mas algo inesperado aconteceu em Goiás. Um exemplar dessa espécie foi resgatado pelo 1º Batalhão da Polícia Ambiental de Goiás, no município de Cocalzinho de Goiás, e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama no Estado.

O histórico foi o seguinte. A ave havia sido entregue por um proprietário rural à polícia e aparentemente estava machucada. Durante o procedimento veterinário, já no Cetas, constatou-se que a Harpia havia sido alvejada por tiros, possivelmente de cartucheira. Pelo raio-x foram observadas três esferas de chumbo no corpo do animal. Foram detectados ainda ferimentos de entrada na parte superior esquerda do peito e na perna traseira esquerda, e um dos projéteis atingiu o osso coracóide, que dá sustentação à asa, fazendo com que a asa esquerda da ave fique um tanto caída.

O gavião-real entregue ao Cetas tem aproximadamente um metro de altura e utilizou de muita força para tentar escapar. Ao chegar no Centro de Triagem, os biólogos ficaram entusiasmados, pois o último registro da espécie em Goiás datava da década de 1970.

A Harpia harpya é considerada uma das aves mais belas da avifauna. Sua área de ocorrência se estende pelo continente americano desde o Sul do México até o Norte da Argentina. Aparentemente nunca foi abundante, o que faz com que seus aparecimentos sejam raríssimos. Majestosa, possui porte e força inigualáveis, sendo o rapinante mais possante da América do Sul, com dois metros de envergadura, de uma ponta a outra das asas.

OBS 1: A AGRESSÃO PREDATÓRIA DE NOSSO AMBIENTE, COM FINS ESPECULATIVOS NOS LEVAM A RECEBER NOTÍCIAS COMO ESSA, DA IMENSA CRUELDADE HUMANA. UMA AVE RARÍSSIMA FOI ENCONTRADA  FERIDA E LEVADA PARA O IBAMA DE GOIÁS. TEVE MUITA SORTE ESSA AVE. EM NOSSA REGIÃO DE INDAIATUBA, AINDA EXISTEM ANIMAIS E AVES QUE PRECISAM DE PROTEÇÃO. OS CAÇADORES (FACÍNORAS DE ANIMAIS) PRECISAM COMPREENDER QUE SEM ESSES ANIMAIS, NOSSA NATUREZA FICA MAIS POBRE E NÓS, SERES HUMANOS MAIS VULNERÁVEIS. NA CADEIA ALIMENTAR DE CERTOS ANIMAIS COMO ESSE GAVIÃO, EXISTEM OUTROS ANIMAIS QUE SÃO NOCIVOS AOS SERES HUMANOS. OS ANIMAIS SE ALIMENTAM DE OUTROS ANIMAIS. MATAM PARA VIVER. É A CADEIA ALIMENTAR. OS HUMANOS MATAM POR CRUELDADE.

OBS 2: ME LEMBRO DO COMEÇO DO PRIMEIRO MANDATO DO ATUAL ALCAIDE DE NOSSA CIDADE. SOLICITEI UM HORÁRIO PARA FALAR COM ELE. ENTÃO FIZ ALGUMAS SUGESTÕES. ENTRE ELAS, CONSTAVA UMA, PARA QUE CRIÁSSEMOS EM NOSSA CIDADE UM ZOOLÓGICO MUNICIPAL. EXISTE UM MUITO BONITO EM SOROCABA, SEMPRE CHEIO DE VISITANTES. ATRAIRIA O TURISMO E DESPERTARIA A VOCAÇÃO DE MUITOS JOVENS AMANTES DA VETERINÁRIA, DA ZOOTECNIA, DA BIOLOGIA E DA PESQUISA CIENTÍFICA. DIANTE DA SUGESTÃO ELE ME DISSE: BICHO NÃO É MINHA ÁREA, NÃO ME INTERESSA.!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário