sexta-feira, 15 de julho de 2011

ESTADOS UNIDOS CORREM RISCO DE TEREM SUA NOTA REBAIXADA COMO CREDOR

Obama pressiona Congresso e pede solução da dívida em 'um dia'

As declarações de Obama também dão força à possibilidade de que seja aprovado um plano B para cortar o déficit federal e evitar um calote do governo dos EUA

15 de julho de 2011
Agência Estado
SÃO PAULO –

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que está "pronto para agir" para elevar o teto da dívida do país e pediu que o Congresso apresente em cerca de um dia um plano para que isso seja feito. "O tempo está se esgotando", disse Obama em entrevista à imprensa na Casa Branca.
________________________________________
Ele quer que os congressistas aproveitem o próximo dia para definir o melhor plano possível para elevar o teto da dívida e o apresentem a ele. No mínimo, os dois lados devem conseguir chegar a um acordo sobre um plano que eleve o teto da dívida e inclua uma redução inicial do déficit do país, afirmou Obama.

Por lei, o país tem teto de endividamento de US$ 14,29 trilhões, valor que foi recentemente atingido. O problema é que no dia 2 de agosto há vencimento de dívidas e os americanos não têm dinheiro para pagar. Um acordo precisa ser fechado até o dia 22 de julho.

As declarações de Obama dão força à possibilidade de que seja aprovado um plano B para cortar o déficit federal e evitar um calote do governo dos EUA, conforme reportagem do Wall Street Journal dessa sexta-feira.

O plano tem sido costurado "silenciosamente" entre o senador democrata Harry Reid, líder da maioria, e o líder republicano MitchMcConnell. A acordo consistiria em combinar um pacote de corte de gastos com um plano que a oposição havia proposto anteriormente, de dar ao presidente o poder de elevar o teto do endividamento até 2012. O plano B deve ser implementado a menos que dois terços do Congresso decidam vetar.

Risco. A demora na definição sobre a dívida do país levou mais uma agência de classificação de risco, a Standard & Poor's, a revisar a nota de crédito dos EUA, com possibilidade de rebaixá-la. Segundo a S&P, o debate sobre o aumento do teto da dívida dos EUA durou tempo demais e foi "mais rebelde" do que esperavam.


OBS: OBAMA ESTÁ FAZENDO UM ESFORÇO ENORME PARA ABRIR OS OLHOS DO CONGRESSO AMERICANO.
OS CONGRESSISTAS AMERICANOS FAZEM JOGO ELEITORAL COM UMA QUESTÃO SERÍSSIMA. GIGANTE NA ECONOMIA MUNDIAL, OS ESTADOS UNIDOS ASSIM COMO A EUROPA, AINDA NÃO CONSEGUIU SAIR DA CRISE ECONÕMICA MUNDIAL DE 2008/2009. E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, FOI LULA QUEM POS O DEDO NA FERIDA, QUANDO AINDA ERA PRESIDENTE. QUANDO ESTAVA NOS ESTADOS UNIDOS, LULA AFIRMOU QUE ERA UM ABSURDO A AVALIAÇÃO DE RISCO DO BRASIL EM RELAÇÃO AOS ESTADOS UNIDOS. ELE DISSE: NÓS TEMOS RESERVAS, TEMOS CRÉDITO, TEMOS UMA ECONOMIA BOMBANDO E NOSSO RISCO "AINDA É ALTO". OS ESTADOS UNIDOS ESTÃO EM CRISE, COM SEU POVO INDO PARA O DESEMPREGO, EMPRESAS FECHANDO E SEU "RISCO É BAIXO" ISSO ESTÁ ERRADO, AFIRMOU LULA. OPERÁRIO ASTUTO E MUITO BEM ASSESSORADO. NESSE MOMENTO, 15/07/2011, CONTINUAMOS COM NOSSA ECONOMIA COM BOA PRODUTIVIDADE, COM PERSPECTIVA DE UM CRESCIMENTO EM NOSSO PIB DE 4,5%. ESTADOS UNIDOS, EUROPA E JAPÃO CONTINUAM EM CRISE, PATINANDO. OBAMA PRECISA VENCER SUA LUTA DE BRAÇO COM O CONGRESSO. CASO CONTRÁRIO, O MUNDO PASSARÁ POR UM TSUNAMI ECONÔMICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário