terça-feira, 12 de julho de 2011

O 13º DOS APOSENTADOS DO INSS SERÁ EFETUADO EM DUAS ETAPAS: A 1ª EM AGOSTO E A 2ª EM NOVEMBRO

12/07/2011 - 16h46

Previdência confirma pagamento de 13º a aposentados em agosto

DE SÃO PAULO

O Ministério da Previdência Social confirmou nesta terça-feira que será feito em agosto o pagamento da metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS.
INSS diz que pagará revisão para 131 mil a partir de setembro

De acordo com comunicado, os ministros Garibaldi Filho (Previdência) e Guido Mantega (Fazenda) já assinaram o decreto que antecipa o depósito do abono natalino.
Com isso, o governo dará prosseguimento ao acordo que vigorou durante o governo Lula.

No final do mês passado, o ministro ponderou que ainda não foi fechado o novo entendimento com representantes sindicais dos aposentados, do qual depende decreto presidencial para garantir a antecipação nos próximos anos.
"Ainda não chegamos a um acordo para uma política de antecipação do 13º nos próximos anos", disse na época.

A proposta principal é que em 2012 a antecipação ocorra em julho e, a partir de 2013, passe a ser em junho.

Tal antecipação tem permitido ao governo diluir os resultados negativos do RGPS (Regime Geral de Previdência Social) dos trabalhadores do setor privado ao longo do ano, o que ajuda as contas primárias do setor público ao fim do ano.

OBS: ESSA ANTECIPAÇÃO JÁ ERA ESPERADA, EM FUNÇÃO DE ACORDOS ENTRE O GOVERNO E AS CENTRAIS SINDICAIS. MAS O MAIS IMPORTANTE AINDA ESTÁ POR SER ALCANÇADO: A EQUIPARAÇÃO DAS CORREÇÕES ANUAIS, QUANDO DA CORREÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO. AS FEDERAÇÕES DE APOSENTADOS LUTAM, PARA RECEBER A MESMA CORREÇÃO QUE É DADO AO SALÁRIO MÍNIMO. SE O GOVERNO SINALIZA COM A JUSTIÇA SOCIAL, OS APOSENTADOS, JÁ FAZEM MUITOS ANOS QUE SÃO INJUSTIÇADOS PELO GOVERNO FEDERAL. ESSA INJUSTIÇA COMEÇOU A SER CORRIGIDA NO FINAL DO GOVERNO LULA. FRIZE-SE: SÓ NO FINAL. DILMA JÁ AFIRMOU VÁRIAS VEZES QUE CONHECE BEM O PROBLEMA DOS APOSENTADOS QUE JÁ GANHAM UM POUCO MAIS QUE O SALÁRIO MÍNIMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário