sexta-feira, 22 de julho de 2011

NOSSO COMPANHEIRO LULA QUE É "O CARA", CRITICA SITUAÇÃO NA EUROPA. QUANDO PRESIDENTE, EM FACE DE UMA CRISE, ELE TOMOU DECISÕES ACERTADAS.

22/07/2011

Lula critica Alemanha e diz que há fragilidade de liderança no mundo

Publicidade
FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta (22) que a falta de coragem para tomar decisões é a causa da crise na Europa e nos Estados Unidos. Lula criticou a Alemanha por dificultar a ajuda a países como Grécia e Portugal e afirmou que há hoje uma "fragilidade de lideranças" no mundo, o que o leva a ter vontade de viajar mais.

As declarações foram dadas em uma entrevista à Rádio Jornal, de Recife, onde, logo mais, o ex-presidente recebe o título de doutor Honoris Causa das universidades Federal, Estadual e Federal Rural de Pernambuco. Em seguida, Lula irá almoçar com o governador Eduardo Campos (PSB) e outras lideranças políticas do Estado.

"Há uma fragilidade de lideranças no mundo, hoje, para tomar decisões. A crise está acontecendo na Europa, a crise está acontecendo nos Estados Unidos, e, no fundo, é falta de coragem de tomar as decisões políticas que precisam ser tomadas", disse. "Você vê a Grécia quebrando, a Espanha quebrando, Portugal quebrando, por que? Porque a Alemanha, que tem o poder de fazer política monetária na zona do euro não faz. Fica apenas preocupada com a própria Alemanha", disse Lula. "Isso me faz andar mais, debater mais", completou.

Na entrevista, o ex-presidente disse que fará outras 23 viagens a outros países até novembro deste ano. Desde que deixou a Presidência, ele afirma já ter feita 20 viagens internacionais. "Sei que preciso dar mais atenção a Marisa [ex-primeira dama], mas não consigo parar de fazer política", afirmou.

O ex-presidente também falou sobre o Brasil. Disse que o país está no caminho certo, os investimentos estão previstos e o dinheiro está pronto para ser aplicado. "O Brasil, definitivamente, vai se transformar na quinta economia mundial nos próximos anos", disse.

Lula lembrou seu governo e disse que muita coisa extraordinária foi feita em oito anos. "Falta muita coisa, mas eu tenho certeza que nossa presidenta vai continuar fazendo", concluiu.

OBS: LULA CONTINUA ANDANDO PELO PAÍS E PELO MUNDO. AGORA ELE OPINA EM QUESTÕES ECONÔMICAS DA EUROPA, COM O CONHECIMENTO E A EXPERIÊNCIA DE QUEM JÁ DIRIGIU UMA NAÇÃO. COMO DIZ O DITADO: "ANTES UMA DECISÃO ERRADA DO QUE UMA INDECISÃO". HÁ CERTOS MOMENTOS QUE NÃO SE PODE FICAR EM CIMA DO MURO. VÁRIOS PAÍSES EUROPEUS ESTÃO PASSANDO POR SÉRIOS APERTOS. SENDO UMA UNIÃO DE PAÍSES, DEVEM ACUDIR OS QUE ESTÃO EM DIFICULDADES E CORRIGIR POSSÍVEIS IRREGULARIDADES. ESSA CRISE AFETA NOSSO BRASIL, QUE DIMINUI SUAS EXPORTAÇÕES E POR VIA DE CONSEQUÊNCIA, NOSSA ATIVIDADE OBREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário