quinta-feira, 7 de julho de 2011

NOSSA SOBERANIA JÁ NÃO CAUSA PROBLEMAS. ESTÁ SEDIMENTADA EM FUNDAMENTOS SÓLIDOS E ABRANGENTES.

Notícias
Internacional
07/07/2011

Política externa brasileira colabora para tornar o mundo multilateral, diz Dr. Rosinha

As mudanças nas relações internacionais mudaram a forma como o mundo vê o Brasil. Antes submissos aos grandes capitais, o país agora vive um momento em que é ouvido e respeitado. A opinião é do vice-líder da bancada do partido na Câmara, deputado Doutor Rosinha (PT/PR), que tem atuado principalmente nas relações internacionais.

“O Brasil hoje se insere no mundo todo de maneira soberana, participa de todos os grandes temas, seja econômico, seja ambiental ou, seja comercial no mundo todo. E com isso nós estamos contribuindo para que o mundo tome decisões não mais unilaterais ou bilaterais, mas que o mundo quando toma uma decisão seja dentro da multilateralidade, ou seja, vários países decidindo”, diz Rosinha.

O deputado destaca que o fato do Brasil participar ativamente dos Brics (união dos países em desenvolvimento Brasil, Rússia, Índia e China) e outras lideranças afins, tem sido fundamental para ganharmos respeito internacional. “O Brasil tem cumprido um papel fundamental, quando ele faz alianças com os países em desenvolvimento como a Índia, a China, a África do Sul, que são países que estão se destacando na economia mundial”.

As relações internacionais, segundo Rosinha, aparentemente estão longe dos cidadãos brasileiros, no entanto, essa avaliação precisa ser melhor esclarecida. “A conjuntura interna depende de como se constroem as relações internacionais. Porque se eu entro submisso em uma relação, submisso de uma maneira econômica, como por exemplo, quando nós entramos no modelo neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso, nós vimos o que gerou no nosso país foi uma decisão internacional, que na época o governante aceitou”, diz se referindo a submissão dominante na época.

Segundo o deputado, as relações internacionais comandadas pelo PT deixam de lado a submissão aos países ricos, como era antigamente. “Nós estamos construindo outras ralações internacionais para ter uma melhor conjuntura nacional”, explicou. (Redação Portal do PT)

OBS: O BRASIL SE AFIRMA CADA VEZ MAIS COMO NAÇÃO SOBERANA, QUE DIALOGA COM TODOS OS PARCEIROS INTERNACIONAIS SEM CRIAR ENTRAVES, NEM PROBLEMAS AOS DEMAIS PAÍSES. ESSE É O RESULTADO DA POLÍTICA IMPLANTADA NO GOVERNO LULA. SOMOS RESPEITADOS E OUVIDOS, SEMPRE QUE OCORRE ALGUM LITÍGIO INTERNACIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário