terça-feira, 5 de julho de 2011

LULA FAZ UM DESABAFO AO RETORNAR DE BH.

05/07/2011 - 09h10
Itamar 'ter que morrer' para ser reconhecido é uma injustiça, diz Lula
PUBLICIDADE

DE SÃO PAULO
No voo de volta a São Paulo, depois do velório de Itamar Franco em Minas, o ex-presidente Lula comentou que acha uma injustiça o político "ter que morrer" para ter seu papel na estabilidade econômica reconhecido, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta terça-feira da Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Lula providenciou jato particular para ir ao velório, em Juiz de Fora. Levou de carona o ministro Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
Foi na gestão de Itamar à frente da Presidência que o Plano Real começou a ser adotado como moeda no Brasil, mas o crédito sempre ficou para ser sucessor, Fernando Henrique Cardoso.
O senador morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral na manhã do último sábado. Itamar estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, quando foi diagnosticado com leucemia. Depois, contraiu uma pneumonia.
Eleito senador pelo PPS de Minas Gerais no ano passado, Itamar estava licenciado do cargo desde que foi internado, em maio deste ano.
Itamar, que completou 81 anos no último dia 28 de junho, assumiu a Presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello. Ele também governou o Estado de Minas Gerais entre 1999 e 2003 e foi eleito senador no ano passado, com 5.125.455 votos.
Leia a coluna completa na Folha desta terça-feira, que já está nas bancas.

OBS: A CARREIRA DE FHC COMO POLÍTICO SEMPRE USOU A MULETA DE "CRIADOR DO PLANO REAL".NA VERDADE O CRÉDITO É DO EX-PRESIDENTE ITAMAR FRANCO. NA ÉPOCA FHC ERA O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO GOVERNO ITAMAR. ENQUANTO ISSO, UMA EQUIPE DE TÉCNICOS ELABORAVA UM PLANO PARA COMBATER A INFLAÇÃO. FHC FOI TRANSFERIDO DAS RELAÇÕES EXTERIORES PARA O MINISTÉRIO DA FAZENDA, PARA GERIR O PLANO. DEPOIS FHC AINDA FEZ ARTICULAÇÕES NO CONGRESSO, PARA MUDANÇA NA CONSTITUIÇÃO, CRIANDO ASSIM POSSIBILIDADE DE REELEIÇÃO. COM ISSO DEU UM PASSA MOLEQUE EM ITAMAR, QUE PRETENDIA CONCORRER Á PRESIDÊNCIA EM 1998. NUNCA MAIS SE FALARAM. ITAMAR FICOU P. DA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário