domingo, 10 de julho de 2011

O QUE ACONTECE EM RIBEIRÃO PRETO NÃO É DIFERENTE DE INDAIATUBA

Legislativo está desgastado, afirma presidente

Fantasma, exonerações, investigações e polêmicas rondam a Câmara de Ribeirão Preto

10/07/2011
EPTV.com - Cleber Akamine

Dentre as polêmicas que rondaram o Legislativo ribeirão-pretano nos últimos dois meses, ele sempre esteve presente. Ao assumir a presidência da Câmara no dia 3 de janeiro de 2011, ele não imaginava que em menos de dois meses teria de afastar vereador, enfrentar exonerações, funcionária fantasma, Comissão Processante e votações – nem sempre às claras.

Investimentos

A casa não vive apenas de leis. Mesmo perdendo 0,5% do duodécimo – o total hoje é de 4,5%, a Câmara de Ribeirão Preto conseguiu economizar e devolver parte da verba ao executivo. Ainda em discussão, os vereadores devem investir a verba deste ano na revitalização da região central.
Mudança de comportamento

Na última eleição municipal, mais da metade dos vereadores não conseguiram se reeleger. De acordo com o presidente do Legislativo, Nicanor Lopes, a chamada “dança das cadeiras” serve de alerta aos membros do Legislativo, já que os eleitores estão cobrando mudanças.

Desgaste no Legislativo

Nicanor Lopes afirma que a imagem do Legislativo, em decorrência das últimas polêmicas envolvendo o vereador Oliveira Junior (PSC) e as votações durante a criação da Comissão Processante, ficou desgastada. Segundo ele, a Câmara tomou todas as medidas cabíveis.
Sorteio escondido

O sorteio da Comissão Processante não deveria ter sido às escondidas. A decisão equivocada foi devido à inexperiência, alega o presidente Nicanor Lopes (PSDB). Segundo ele, os próximos sorteios serão no plenário e aberto ao público.
Falta de atitude

Por que os vereadores não entraram com um requerimento pedindo a cassação do vereador Oliveira Junior (PSC)? Por que o Legislativo esperou a ONG “Por uma Ribeirão melhor” e a OAB protocolaram o processo para colocarem em votação?
Movimentos sociais

Na contramão das declarações do vereador Oliveira Junior, que desvalorizou o trabalho da ONG “Por uma Ribeirão melhor”, Nicanor Lopes exalta o trabalho das pessoas que se organizaram por meio das redes sociais. Porém, ele cobra uma cobertura mais ampla – que atinja o Executivo e o Judiciário – e permanente.

Oposição à Dárcy Vera

A prefeita Dárcy Vera não tem uma oposição forte. De acordo com o presidente do Legislativo, Nicanor Lopes, a maior preocupação é com relação ao déficit orçamentário.

OBS: CURIOSAMENTE, O COMPORTAMENTO DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS SÃO ASSEMELHADOS POR ESSE PAÍS AFORA. POR ISSO, PRECISAREMOS FAZER UMA RENOVAÇÃO MUITO FORTE EM 2012. COLOCAR NOVOS VEREADORES QUE TENHAM REAL COMPROMISSO COM O POVO. A CÂMARA MUNICIPAL TEM COMO PRINCIPAL ATRIBUIÇÃO, FISCALIZAR O EXECUTIVO. MAS NÃO USA SUA FORÇA. PREFERE A SUBSERVIÊNCIA. TEM UM COMPORTAMENTO DE INVERTEBRADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário