sábado, 1 de dezembro de 2012

EMBRAPA SEGUE MADAME CURIE

EMBRAPA: Tecnologia na Agro-pecuária Brasileira
Na foto, tanques de um ranário.

Características: O conhecimento a partir de pesquisas em laboratório ao longo de 30 anos, deu ensejo ao desenvolvimento de ferramentas de informática muito sofisticadas que permitem à essa Empresa, oferecer os dados requeridos por seus clientes do agro-negócio. A agência de Informação Embrapa, tem um código de conduta a nível empresarial e então ela toma o cuidado de democratizar seus conhecimentos adquiridos e os põe a serviço de todos os órgãos, sejam dos Governos, de produtores agrícolas particulares e em muitos Países, sejam para atender grandes Empresários nessa área tão importante à humanidade, que são os alimentos.

Vários Temas e Produtos objectos de pesquisa, da Empresa estão sendo estruturados para apoio às respectivas cadeias produtivas, quais sejam: bovinos de corte, ovinos, suínos, bovinos de leite, aves, culturas de algodão, eucalipto, milho, sorgo, feijão e outros. O seu envolvimento é muito grande, e hoje está também a serviço da protecção ao meio ambiente, em actividades de protecção à Amazónia brasileira.

Uma das divisões da Embrapa chama-se Agência de Informações de Produtos e divulga seus dados a partir de treis segmentos: 1) antes da porteira, são os insumos utilizados na produção agro-pecuária; 2) a produção agro-pecuária propriamente dita e 3) o depois da porteira, a chamada pós-produção agro-pecuária e suas tendências junto ao mercado consumidor, dentro ou fora do País. Levantam informações de mercado para auxiliar os produtores locais.

Existe toda uma gama de informações que apoiam os produtores e assim suas produções são disponibilizadas por meio de comunicação moderna, afim de que os nossos produtores tenham acesso aos mercados, por mais longínquos que estejam. Informações conseguidas através de árduas pesquisas, estão disponibilizadas na Internet, para que o “conhecimento científico” possa ser partilhado com segmentos ligados à actividade agro-pecuária, dentro e fora do País. É o mesmo princípio ético que foi utilizado por Madame Curie, quando descobriu, após árdua e sofrida pesquisa o Elemento Atómico Rádio, e entregou a sua descoberta ao uso do bem-estar da humanidade.

A Embrapa é tão importante ao Governo em termos de tecnologia, que houve um aumento significativo dos investimentos para pesquisa como podemos notar nos orçamentos da Empresa. Em 2001 o valor do orçamento foi de R$ 670 milhões e em 2006 foi de R$ 1 Bilhão. Essa Empresa tem 2.200 pesquisadores que actuam na busca de melhorias para analisar terras, para fins agrícolas, desenvolvimento de nossos rebanhos tanto de corte, como de produção de leite. Vamos encontrar então tecnologia aplicada a serviço do bem estar social.

No Brasil o primeiro animal clonado, foi a bezerra “vitória” da raça leiteira simental, em Brasília. O anúncio do nascimento da bezerra foi feito em Março de 2001, oito meses antes de um resultado semelhante, nos Estados Unidos. Em evento recente na Empresa, o Presidente Lula afirmou que “…é importante lembrar que o Brasil virou o maior produtor e exportador mundial de carne, sejam bovinos, suínos, frangos, café, soja, suco de laranja, …”. Segundo afirmou o Presidente, o Brasil está se transformando num País com vários centros de excelência e a Embrapa é uma cara visível desse Brasil no mundo da Agricultura. Afirmou também que “…quando um País não tem importância política, quando não é competitivo com o chamado mundo desenvolvido, ele não é visto nem tratado com o respeito que merece. Em estreita sintonia com esses conceitos, essa Empresa está formalizando acordos com Países Africanos que tem regiões semelhantes ao centro-oeste brasileiro, região hoje altamente produtiva devido apoio que recebeu da Embrapa

OBS: MADAME CURIE FOI UMA FIGURA ÍMPAR NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. TENDO VOCAÇÃO PARA A PESQUISA, ELA BUSCOU DE FORMA INCANSÁVEL AO ELEMENTO ATÔMICO, QUE DEPOIS RECEBEU O NOME DE "RADIO" E UMA VEZ DESCOBERTA A FÓRMULA PERMITIU, SEM COBRAR NADA POR ISSO, QUE GRANDES EMPRESAS PUDESSEM PRODUZIR ESSE MATERIAL, A PARTIR DE DESTILAÇÃO FRACIONÁRIA. ESSE ELEMENTO FOI E É DE IMENSA IMPORTÂNCIA PARA A HUMANIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário