terça-feira, 11 de dezembro de 2012

NO CAMINHO CERTO

Com discurso afinado ao de Hollande, Dilma inicia visita oficial à França


Reunião presidencial

Outro evento importante da agenda de Dilma nesta terça-feira é a reunião com Hollande no palácio do Eliseu, no final desta tarde, seguida de um jantar oficial.

Dilma é a segunda líder a ser recebida em uma visita de Estado pelo novo presidente francês (o primeiro foi o premiê italiano, Mario Monti).

A visita de Estado, a maior na hierarquia de encontros de líderes, prevê uma série de eventos, como honras militares e visita ao parlamento.

Na manhã desta terça-feira, Dilma participa de uma cerimônia militar nos Invalides, onde está o túmulo de Napoleão Bonaparte, e depois faz um desfile oficial de carro, escoltado pela cavalaria da Guarda Republicana, que passará pela avenida Champs-Elysées.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que falou brevemente à imprensa na segunda-feira, esta visita de dois dias da presidente à França resultará na ampliação da Parceria Estratégica entre os dois países, iniciada em 2006.

Ela prevê cooperação nas áreas de defesa, educação e energia. Patriota, entretanto, não deu mais detalhes sobre o reforço da parceria nesta visita.

Entre os acordos bilaterais que deverão ser assinados, está a ampliação do programa Ciência sem Fronteiras na França, que atualmente é o segundo destino mais procurado por estudantes brasileiros (são mais de 2 mil no país).

De acordo com Mercadante, grandes empresas francesas vão anunciar vagas de estágios de três meses na França para estudantes desse programa.

Dilma passou a segunda-feira em Paris sem agenda oficial, "revisando discursos" no hotel e fazendo reuniões com assessores. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

OBS: ALÉM DAS ARTICULAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS, ESSA PARCERIA TAMBÉM ESTARÁ AMPLIANDO OS CONVÊNIOS CULTURAIS E EDUCACIONAIS. NO MOMENTO ESTÃO ESTUDANDO NA FRANÇA, MAIS DE 2 MIL ESTUDANTES BRASILEIROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário