sábado, 1 de dezembro de 2012

A PARTILHA DO CONHECIMENTO: A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS PASSAM PELA PARTILHA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

EMBRAPA: Tecnologia na Agro-pecuária Brasileira


O Jornal The New York Times publicou matéria em 02/10/2007 enaltecendo uma Empresa brasileira, a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agro-Pecuária. Empresa criada pelo Governo Federal em 1977 na cidade de Jaguariúna, interior da Estado de São Paulo, próxima à cidade de Campinas. Curioso é que grandes empreendimentos começam de forma despretensiosa. Com o devido tempo cresceu e se tornou no sucesso de hoje.

Segundo esse Jornal, “o Brasil está se tornando uma super-potência agrícola”. Por sua ação no campo da pesquisa, proporcionando apoio aos agricultores com pesquisas para a melhora de nossos produtos agrícolas e também aos nossos criadores de animais; sejam mamíferos, aves, rãs, camarões e agora até avestruzes, buscando sempre uma melhoria em seus plantéis, uma alimentação adequada aos animais e aves, com racionalização do manejo, cruzamentos entre raças para aumentar seu poder em termos produção de leite e de carne de qualidade dos rebanhos. Atuam também no estudo de nosso solo, para assim orientar os agricultores quanto à sua agricultura com qualidade e produtividade.

Assim que a Empresa tem conhecimento do solo, ela determina quais os produtos que tem a maior possibilidade de obter uma alta produtividade. Então a Empresa determina qual os produtos devem ou podem ser plantados em determinadas áreas, e assim os agricultores e criadores podem se beneficiar de toda uma tecnologia que o Governo põe ao seu dispor.

Depois a Empresa teve uma expansão muito grande e, 30 anos após ela está atuando em todo o País, no campo das pesquisas, a serviço da Agricultura nacional. Essa Empresa está subordinada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que a partir de pesquisas em Laboratório, desenvolve tecnologias de notável impacto no agro-negócio. Como é uma Empresa de Pesquisas e desenvolvimento, no campo dos alimentos, ela necessita de intercâmbio com outros segmentos, em outros Países, para uma vez, detentora de descobertas importantes, fazer a divulgação ampla e apropriada. A troca de conhecimentos a nível internacional nessa área específica é muito importante. Assim essa Empresa está com laboratórios de pesquisas associadas nos Estados Unidos, França, Holanda e Gana.

Metodologia: Para criar sua rede de informações, a Embrapa montou o conceito da árvore do conhecimento, baseado na cadeia produtiva. Em cada galho da árvore se insere um grande conjunto de informações para que todos os seus interessados possam saber a maior quantidade de informações, tanto dos grandes como dos pequenos produtores.

OBS: HOJE A EMBRAPA ESTÁ ABRINDO NOVOS HORIZONTES A PAÍSES AFRICANOS, POIS NESSE CONTINENTE O SOLO É BEM ASSEMELHADO AO SOLO BRASILEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário