domingo, 9 de dezembro de 2012

LULA RETORNA À EUROPA, COM ESTILO.

CartaCapital, 09 de Dezembro de 2012

CartaCapital RSS CartaCapital Política Economia

Carta Capital, 07.12.2012

Na Alemanha, Lula diz temer “negação” da União Europeia12

Lula durante evento em Berlim Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira 7, na Alemanha, que teme uma possível “negação” dos europeus à União Europeia devido à crise econômica internacional. Lula fez a declaração em evento em Berlim, com sindicalistas e integrantes do SPD, o partido Social Democrata da Alemanha, principal opositor do governo da chanceler alemã, Angela Merkel.

No discurso, Lula criticou as medidas recessivas implementadas como resposta à crise. Ele sugeriu um prazo mais longo de ajuste fiscal para Espanha e Grécia, países que sofrem com as medidas de austeridade. O ajuste acelerado, afirmou Lula, favoreceria a recessão, o surgimento de mais problemas e o questionamento de conquistas já alcançadas. “Eu temo que na Europa vocês comecem a negar a União Europeia. A União Europeia é um patrimônio da humanidade, ela superou 1500 anos de conflitos”.

Lula citou a desconsideração dos países ricos diante das decisões acordadas nos encontros do G-20. Essas decisões, lembrou, previam a manutenção do emprego e o estímulo ao desenvolvimento dos países pobres como pontos cruciais para a superação das crises.

“Os magnatas do sistema financeiro, quando ganham, não repartem, mas quando perdem repartem os prejuízos com todos”. Para Lula, os políticos precisam perder o medo de exercer a democracia e ouvir o que o povo quer, no lugar de priorizar o salvamento de bancos.

“A América Latina vive hoje uma era de paz e progresso que há muito tempo nao vivia. Continuamos pobres e com problemas, mas há muito tempo não tínhamos esse progresso, principalmente com o aprofundamento da democracia. E a Europa, que era um berço de tranquilidade, vive uma era nervosa, apreensiva, principalmente para a juventude. E por que isso aconteceu? Porque muitos políticos terceirizaram a política. E a política não pode ser terceirizada”.

Em Berlim, Lula foi questionado a respeito da Operação Porto Seguro da Polícia Federal, que desbaratou uma quadrilha infiltrada em órgãos federais e indiciou Rosemary Noronha, sua ex-auxiliar e ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo.

Lula evitou o assunto, mas disse aos jornalistas presentes que não ficou surpreso com a realização da operação.

(Com reportagem de Fatima Lacerda, em Berlim)

OBS: LULA FEZ MUITO BEM, EM NÃO RESPONDER COMO OS REPÓRTERES QUERIAM. ASSUNTO INTERNO DO BRASIL, DEVE SER DISCUTIDO EM NOSSO PAÍS. ALIÁS, TODOS OS NOSSOS REPRESENTANTES QUANDO EM VIAGEM AO EXTERIOR, DEVEM EVITAR FALAR COISAS INTERNAS DO BRASIL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário