terça-feira, 11 de dezembro de 2012

UMA DEMOCRACIA DE FACHADA.

Em busca de coesão, presidente russo apela ao patriotismo


Seis meses em seu terceiro mandato presidencial, Putin tenta criar ideologia de base nacionalista para consolidar poder após meses de protestos

NYT
26/11/2012

Mais de 12 anos como o principal líder da Rússia, Vladimir Putin trouxe o mesmo pragmatismo implacável para uma ampla gama de problemas - guerras separatistas, guerras de gás, oligarcas rebeldes e um rublo em colapso.

Presidente russo, Vladimir Putin, é visto durante encontro no Kremlin, Moscou (21/11)

Agora ele está diante de um problema que nunca havia se deparado anteriormente e não condiz com sua mentalidade. Seis meses em seu terceiro mandato presidencial, após uma onda de protestos de rua , Putin precisa de uma ideologia - uma ideia poderosa o suficiente para consolidar o país em torno de seu governo.

Uma das poucas estratégias claras a surgir nos últimos meses é a de um esforço para mobilizar os elementos conservadores da sociedade. Milícias de cossacos são revividas, autoridades regionais se esforçam para apresentar programas de "educação patriótica" e clubes de discussão eslavófilas foram abertos em grandes cidades com o slogan "Contribua com uma ideia nacionalista!"

"Ele com certeza está pensando em adotar uma ideologia", disse Dmitri S. Peskov, secretário de imprensa de Putin e assessor, em uma entrevista. "Ter uma ideologia é muito importante. Patriotismo é muito importante. Sem a dedicação das pessoas, sem sua confiança, não é possível ter um impacto positivo do que você está fazendo, de seu trabalho."

Ideais também estão mudando dentro da classe dominante. A doutrina pró-Ocidente, e de modernização do ex-presidente Dmitri Medvedev, foi substituída por ideais de "pós-democracia" e nostalgia imperial. Os principais intelectuais do país desafiam a premissa dirigida a esse país há 20 anos de que a Rússia deveria tentar imitar instituições ocidentais liberais. "Valores ocidentais" são mencionados com desdém.

Todo ano, estudiosos se reúnem para um evento do Clube de Discussão de Valdai, onde se sentam ao redor de uma mesa e fazem inúmeras perguntas a Putin durante horas. Peskov disse que este ano houve menos perguntas a respeito da democracia e direitos humanos pois esses temas não estão mais em voga.

Embora a Rússia não tenha intenção de se distanciar do Ocidente em relação à sua política externa e agora busque relações bilaterais mais rígidas, Peskov disse que o país não vai mais tolerar a interferência de estrangeiros em seus assuntos internos.

OBS: DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA SÃO ASSUNTOS SECUNDÁRIOS NA RÚSSIA DE PUTIN. ELE CONTINUA TRUCULENTO E AUTORITÁRIO, COMO SEMPRE FOI. MAS O POVO RUSSO CONTINUA ATENTO; QUEREM RENOVAÇÃO DE MÉTODOS E MAIS LIBERDADE. NA ÉPOCA DA CAMPANHA ELEITORAL, CHEGARAM A REUNIR DEZENAS DE MILHARES DE PESSOAS NA RUA, EM PLENO INVERNO RUSSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário