sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

UMA PROFISSÃO QUE PÕE A NÚ O IRRESPONSÁVEL COMPORTAMENTO DE NOSSOS CIDADÃOS

Por Simon Romero- The New York Times News Service/Syndicate

Um aventureiro nos rios de São Paulo

São Paulo – Os rios Tietê e Pinheiros, que cortam esta metrópole de 20 milhões de habitantes, fluem muito bem em alguns lugares, mas escorrem lentamente em outros. As águas possuem uma estranha tonalidade cinza-escura e o aroma lembra o de ovos podres, deixando quem passa enjoado.
 

 
Um aventureiro nos rios de São Paulo
São Paulo – Os rios Tietê e Pinheiros, que cortam esta metrópole de 20 milhões de habitantes, fluem muito bem em alguns lugares, mas escorrem lentamente em outros. As águas possuem uma estranha tonalidade cinza-escura e o aroma lembra o de ovos podres, deixando quem passa enjoado.
José Leonídio Rosendo dos Santos mergulha nos dois rios há mais de 20 anos. Contratado para desentupir portões de drenagem, dos Santos vasculha as profundezas sombrias do Tietê e do Pinheiros – dois símbolos da degradação ambiental de São Paulo nas últimas décadas – e traz à tona uma lista de objetos estranhos e bizarros.

Prestador de serviços para uma empresa de serviços públicos, é obrigado a entregar tudo o que encontra às autoridades e a lista de achados inclui uma mala com 2.000 dólares, armas de fogo, facas, fogões e geladeiras, além de incontáveis pneus e os restos em decomposição de uma mulher esquartejada dentro de uma mala.
"Depois disso, parei de procurar malas", afirmou dos Santos, de 48 anos.

O mergulhador logo admite que entrar em dois dos rios mais poluídos do mundo não é para qualquer um. Mas para dos Santos – surfista que virou mergulhador para custear o hábito de pegar ondas – o emprego lhe garantiu um nível incomum de fama e admiração entre os paulistanos, como são chamados os habitantes da megacidade.

Nas avenidas engarrafadas que margeiam os rios, alguns motoristas param e tiram fotos com o celular quando veem dos Santos se preparar para o mergulho. Apresentadores de televisão ficam maravilhados com sua coragem. Um dos jornais da cidade comparou dos Santos a um "super-herói japonês", ao descrever seus trajes de mergulho.
Parte da fascinação dos paulistanos por dos Santos vem da forma como a população vê os rios da cidade. Conforme o historiador Janes Jorge conta em seu livro sobre o maior rio da cidade, o Tietê era adorado pelos habitantes de São Paulo até meados do século passado, quando pescavam, nadavam e faziam competições de remo em suas águas.
Professional diver Jose Leonidio Rosendo dos Santos prepares for work in the polluted waters of the Pinheiros river, one of the main rivers that cross the city, in Sao Paulo, Brazil Dec. 4, 2012. Hired largely to unclog drainage gates, Rosendo dos Santos has been diving into the polluted Tiete and Pinheiros rivers for more than 20 years. (© Lalo de Almeida/The New York Times)
 
OBS: ESSES RIOS JÁ FORAM LIMPOS. PERDERAM QUALIDADE, PELA SELVAGERIA E IRRESPONSABILIDADE FUNCIONAL DOS SERES HUMANOS. TODA QUINQUILHARIA ENCONTRADA NESSES RIOS, SÃO JOGADAS PELOS CHAMADOS "SERES HUMANOS". DEPOIS, QUANDO VEM UMA ENCHENTE E INUNDA BAIRROS, INVADE CASAS, AS PESSOAS "NÃO SABEM PORQUE".
 
O TÂMISA JÁ FOI ASSIM MUITOS ANOS ATRÁS. OS INGLESES TOMARAM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS E HOJE ESSE RIO É CARTÃO DE VISITAS, PARA QUEM VAI A LONDRES.
 
NOSSO RIO TIETÊ AO DESCER POR SUA CALHA, RECEBE MUITOS AFLUENTES QUE CONTRIBUEM PARA MELHORAR A QUALIDADE DAS SUAS ÁGUAS. EM BARRA BONITA, ELE CORRE LIMPO E BONITO.
 
MAS A ALEGAÇÃO DAS NOSSAS AUTORIDADES DESSA SITUAÇÃO, EM MUITAS VEZES É QUE "FALTA VERBA" E "NÃO HÁ RECURSOS". MAS PARA SUAS PATIFARIAS, PARA SUAS APOSENTADORIAS VERGONHOSAS CONFORME FOI PUBLICADO RECENTEMENTE, PARA O ENRIQUECIMENTO DE ALGUNS, AÍ AS VERBAS APARECEM.
 
A VERDADE É QUE NOSSOS RECURSOS SÃO DELAPIDADOS NOS MEANDROS DAS LEIS, NOS ACONCHAVOS DOS GABINETES DOS PARLAMENTARES, EM CONLÚIO COM OS CHAMADOS "EMPREENDEDORES IMOBILIÁRIOS". ANTIGAMENTE HAVIAM ÁREAS DE VÁRZEAS AO LONGO DA "FERROVIA SANTOS A JUNDIAÍ". PODIAM SER CONTADOS, DEZENAS DE CAMPOS DE FUTEBOL, ONDE OS ATLETAS DE FINS DE SEMANA MOSTRAVAM SUAS HABILIDADES. TUDO ISSO VIROU PÓ, PELA GANÂNCIA DOS ESPECULADORES, MANCOMUNADOS COM AS AUTORIDADES.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário