sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DILMA TERÁ UMA EQUIPE JÁ TREINADA, DINHEIRO EM CAIXA, RISCO PAÍS, BAIXO, PLANO JÁ ELABORADO.

A FORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DE DILMA
Postado por Marta MS
dez 04 2010

Todos sabemos, é público e notório, que o PT tem suas divisões internas, as chamadas correntes.

O que não entendemos muitas vezes é a divisão que isso provoca no partido a partir de composição de governos, ocupação de cargos, visibilidade de espaços públicos…
Durante a campanha eleitoral, Dilma já era abordada sobre assunto”cargos” do qual se esquivava com elegância e delicadeza. Sim, delicadeza, pois é dessa forma que esse assunto tem que ser tratado, internamente, no PT. Para evitar colisões e rupturas desnescessárias.

As correntes internas, apesar de pertencerem ao mesmo partido, poderiam assumir identidade própria. E assim se comportam. Na busca de espaços no governo eleito, por vezes se comportam como se fossem um partido independente, que está na coligação, na busca de uma fatia do poder conquistado.

É sabido, também, que o governo Lula só conseguiu fazer o que fez,por ter optado por um grande leque de interesses na formatação do seu Ministério. O resultado foi uma coligação forte, consistente e coesa para a campanha de Dilma, inviabilizando a eleição de José Serra.

Agora estamos na fase de formação do novo governo, preenchimento de cargos do primeiro escalão e Ministérios. O que vemos? Partidos da base aliada formando “blocos” na busca de cargos, deputados fazendo seu lobby para a indicação de algum correligionário com base eleitoral forte no seu estado.E o PT obvia e legitimamente, querendo ficar com a maior fatia.

Notícias já divulgados dão conta de que o PMDB terá seis cargos. Um dos cargos mais disputados, o das Comunicações que era comandado pelo PMDB, passa a ser chefiada por Paulo Bernardes do PT. Renan Calheiros, José Sarney e o vice presidente eleito Michel Temer não gostaram nem um pouco.

Sérgio Côrtes, ligado ao PMDB e uma indicação de Sérgio Cabral, governador do Rio, não foi confirmada por Dilma Rousseff para a pasta da Saúde que já é administrada pelo partido.
Guido Mantega, atual Ministro da Fazenda, continua no cargo.
Alexandre Tombini, atual diretor de Normas do Banco Central, assumirá a Presidência a partir de 2011.

A Casa Civil ficará a cargo de Antônio Palocci, que volta ao cenário político após ter sido absolvido no caso da quebra do sigilo de caseiro.
O Ministério da Justiça será ocupado por Eduardo Martins Cardozo, um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Dilma e secretário do Diretório Nacional do PT.

A Secretaria Geral da Presidência será ocupada por Gilberto Carvalho, amigo pessoal de Lula e atual Chefe de Gabinete da Presidência, ocupará a Secretaria Geral da Presidência.

Míriam Belchior, que participou da transição do governo FHC para Lula e participa da administração há 8 anos, foi confirmada no cargo de Ministra do Planejamento.
Nomes cotados porém não confirmados aparecem a cada dia. O que vemos é uma configuração bastante parecida com a que existe atualmente, o que de forma alguma é negativo, visto que Dilma e Lula estão virtualmente ligados entre si.

Com o andar da corroça, as melancias irão se acomodando e tudo voltará ao normal. Passado o frenesi das indicações e escolha dos cargos de primeiro e segundo escalão, os ânimos se acalmarão e os partidos terão que mostrar serviço. Cada Ministro terá que dizer a que veio e cumprir o que consta no programa de governo sob pena de ser substituido logo de saída.

O que se espera é que as questões abordadas na campanha e que levaram Dilma à vitória nas urnas não seja esquecida e que o staff por tras da nova presidente possa lhe dar o suporte exigido para a realização das mesmas. O que o povo espera dela é que faça mais do que Lula fez. E sabemos que não foi pouco.Lula abriu o caminho, pavimentou e espantou os fantasmas. Agora é ir em frente, o que certamente Dilma terá condições de fazer…e muito bem!

OBS: DILMA TERÁ ENORME VANTAGEM SOBRE LULA EM INÍCIO DE SEU GOVERNO. LULA ESQUENTOU A CALEÇA PARA FORMAR SUA EQUIPE. ALGUNS ESCORREGARAM LOGO DE SAÍDA E TIVERAM QUE SER SUBSTITUIDOS. DILMA TEM UMA "EQUIPE BASE", COMPETENTE E TREINADA. ELA É PERÍTA EM SE ORGANIZAR E COBRAR SUA EQUIPE. DEVERÁ CORRER TUDO BEM. JÁ DE CARA ESTÁ AVISANDO, QUE TODOS DEVERÃO TRABALHAR EM SINTONIA COM O SETOR ECONÔMICO, PARA ALCANÇAR RESULTADOS JÁ ESTABELECIDOS COM A ÁREA ECONÔMICA. E TEM AQUELA DE "ASSUNTO DO GOVERNO", TEM QUE SER RESOLVIDO DENTRO DO GOVERNO. NÃO PODE VAZAR. E GOSTARIA QUE ELA TIVESSE UMA POSTURA DIFERENTE DO LULA: QUANDO FOR AO EXTERIOR, AO SER INTREVISTADA, PERGUNTAS REFERENTE AO BRASIL, DEVEM SER RESPONDIDAS NO BRASIL. RESPONDER SÓ ASSUNTO LIGADO Á SUA VIAGEM. OS REPÓRTERES SÃO DANADOS PARA ABORDAR ASSUNTOS BRASILEIROS, LÁ FORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário