domingo, 26 de dezembro de 2010

UMA MUDANÇA NA REGIÃO CENTRAL DE NOSSA CIDADE, PARA QUE OS PEDESTRES SE LOCOMOVAM COM TRANQUILIDADE E NOSSO COMÉRCIO SE TORNE MAIS DINÂMICO

UM calçadão no centro tradicional da cidade

Nossa cidade de Indaiatuba acaba de alcançar um número expressivo de habitantes, superando os 201 mil habitantes. A partir desse dado, passo a sugerir uma mudança em nosso centro tradicional, tendo como eixo a Praça Prudente de Moraes. Assim como outras cidades já o fizeram, e tomo como exemplo Curitiba, uma referência nacional em urbanismo. Foi nessa cidade, que se iniciaram todas as melhorias de natureza urbanas, modernas.

Assim solicito estudos, para que criemos um calçadão no entorno dessa bela praça, e para que essa mudança se realize, torna-se imperioso que os veículos deixem de circular nesse logradouro público, assim como nas ruas que se ligam a essa praça. Teríamos um quadrilátero para o trânsito, a partir das ruas: Padre Bento Pacheco, Pedro Gonçalves, Siqueira campos e Pedro de Toledo. Por um estudo a ser efetuado, se determinaria um horário à noite para abastecimento do comércio nesse trecho central, que assim passaria a representar um cartão de visitas de nossa cidade.

Com essa mudança, novas atividades seriam criadas nesse centro nobre. As pessoas teriam tranqüila e total liberdade de locomoção nesse perímetro. Certamente em outros locais da cidade poderiam ser criados ambientes semelhantes. Mas para começar creio que faríamos enorme sucesso com essa providência. Aos urbanistas de nossa cidade, transmito meus votos de “bom trabalho”.

Sim, porque uma mudança dessa natureza envolve mil detalhes. Em Campinas a Rua 13 de Maio, com sua transformação em calçadão, tiveram seu comércio dinamizado e hoje passado já muitos anos, vê-se ali, uma imensa quantidade de pessoas transitando com a maior tranqüilidade. E tem também a questão da saúde da população, que andará mais e assim terá uma melhor qualidade de vida.

Roberto Miranda, secret. de finanças PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário