quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MÁRIO SOARES, ANTIGO DIRIGENTE PORTUGUES DIZIA: É PRECISO REDUZIR A DISTÂNCIA ENTRE AQUELES QUE TEM MUITO, DAQUELES QUE TEM POUCO.

Desenvolvimento e programas sociais dão nova cara à pobreza

Transferência de renda, combinada ao desenvolvimento econômico, contribuíram para mudar o cenário

Rodrigo de Almeida, especial para o iG |02/12/2010

A cara da pobreza no Brasil mudou nos últimos oito anos. É possível perceber isso tanto pelos números radiografados pelos indicadores oficiais quanto por histórias que traduzem melhorias na condição de vida da população. Dados oficiais demonstram uma acelerada taxa de crescimento dos ganhos das camadas mais pobres, de forma a permitir que a extrema pobreza brasileira diminua em ritmo três vezes superior ao que previam Metas do Milênio da ONU (Organização das Nações Unidas), segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O governo reconhece que o crescimento econômico em geral ajudou a guiar a melhoria da renda dos brasileiros – embora insista que o desenvolvimento em si é reflexo de uma política econômica acertada. De qualquer forma, a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva credita boa parte dos avanços a seus programas de transferência de renda.

Evolução do Bolsa Família, vedete do governo na área social

Só no Bolsa Família, principal vedete do governo na área social, são 12,7 milhões de beneficiários, cada um recebendo no mínimo R$ 68 – o benefício pode agregar ainda outros ganhos, dependendo do número de filhos matriculados na escola pública. O número de pessoas atendidas pelo Bolsa Família equivale é quase igual ao de famílias com renda de até R$ 140 per capita no País – pouco menos de 13 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE.

Por esses dados, também é possível perceber que entre 2001 e 2009, a taxa de crescimento da renda dos 10% mais pobres variou de 7,5% a 8% ao ano, seis vezes mais do que a variação dos ganhos dos 10% mais ricos no mesmo período.

OBS: NOSSO PRESIDENTE LULA ESTEVE MUITAS VEZES, COM O ANTIGO DIRIGENTE PORTUGUES MARIO SOARES. UMA VEZ, MARÍLIA GABRIELA O ENTREVISTOU E ELE AFIRMOU UM CONCEITO SEU, QUE É PRECISO REDUZIR A DISTÂNCIA ENTRE AQUELES QUE TEM MUITO, DAQUELES QUE TEM POUCO. E LULA PARECE QUE POR INTUIÇÃO, SEGUIU ESSE CONCEITO "AO PÉ DA LETRA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário