sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

UMA INFORMAÇÃO IMPRESSIONANTE: A CADA 100 Km SERÃO INSTALADAS PRAÇAS DE PEDÁGIO A UM CUSTO AO USUÁRIO DE VALORES INFERIORES A R$ 5,00. "DEVEM ESTAR ERRADOS" !!!! QUEM DEVE ESTAR CERTO É O GOVERNO TUCANO......NO ESTADO DE SÃO PAULO A ESPOLIAÇÃO É REGRA GERAL, EM TODAS AS RODOVIAS PRIVATIZADAS E PEDAGEADAS. NOSSO EXEMPLO É ESTARRECEDOR: PAGAMOS R$ 10,50 PARA VIAJARMOS 28 KM, DE INDAIATUBA A CAMPINAS. NAS RODOVIAS FEDERAIS, QUEM DITA AS REGRAS É O GOVERNO FEDERAL, ENQUANTO NO ESTADO DE SÃO PAULO, QUEM DEVE DITAR AS REGRAS DEVEM SER AS CONCESSIONÁRIAS E O GOV. ALKMIN MANSAMENTE ASSINA EMBAIXO. PRECISAREMOS DERRUBAR ESSE PESSOAL TUCANO EM 2014, PELO VOTO.

"Fechamos o ano muito bem em concessões", afirma ministra

Gleisi Hoffmann ficou surpresa com o deságio oferecido pela Invepar, que venceu o leilão

Agência Estado |
 
 
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, comemorou o resultado do leilão da BR-040 (DF/GO/MG), vencido pela Invepar, que ofereceu o maior deságio da série de licitações realizadas pelo governo neste ano. Com um desconto de 61,13% sobre a tarifa-teto fixada no edital, o pedágio da rodovia será de R$ 3,23 a cada 100 quilômetros.
"Fechamos o ano muito bem em concessões", afirmou a ministra, durante café da manhã com jornalistas. Ela ficou surpresa com o deságio oferecido pela Invepar. "61%? Está boa essa", afirmou.
Gleisi lembrou que a duplicação das rodovias licitadas será concluída em até cinco anos. O pedágio só pode começar a ser cobrado após a conclusão de 10% dessas obras. "Todo mundo dizia que era impossível. Mas o mercado está dando resposta e trazendo resultados. Foi um sucesso."
Getty Images
Gleisi Hoffmann: "Vamos escolher três ou quatro trechos para fazer a primeira tranche de PMI."

A ministra fez questão de destacar que a tarifa de todas as rodovias licitadas neste ano ficou inferior a R$ 5. Ela mencionou que o pedágio, a cada 100 km, será de:
 
NA BR-050 (GO/MG) SERÁ DE R$ 4,53
NA BR-163 (DF/GO/MG) SERÁ DE R$ 2,64
NA BR-060 (DF/GO/MG SERÁ DE R$ 2,85 
 
O próximo leilão de rodovia será o da BR-153 (GO/TO). De acordo com a ministra, o trecho será desmembrado para evitar que o pedágio fique caro. Parte da estrada será concedida, e o restante, que necessita de investimentos muito elevados, será construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou como Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada.
Ferrovias
Apenas dois trechos de ferrovias poderão ser licitados no primeiro semestre de 2014, admitiu a ministra. Segundo ela, o leilão da ferrovia entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO) deve ocorrer em março. "Talvez possamos licitar mais um, o trecho entre Estrela D'Oeste (SP) e Dourados (MS)", afirmou.
Para os 12 demais trechos de ferrovias que fazem parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), o governo pretende convocar empresas interessadas a apresentar projetos, via Proposta de Manifestação de Interesse (PMI). Os estudos que forem aceitos serão ressarcidos pelo no leilão de cada trecho, pelo vencedor da disputa.
"Vamos escolher três ou quatro trechos para fazer a primeira tranche de PMI. Como o prazo para fazer um projeto é de cinco a seis meses, devemos ter uma segunda leva de licitações de ferrovias no segundo semestre", afirmou Gleisi.

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