segunda-feira, 7 de maio de 2012

A DINÂMICA DEMOCRÁTICA LEVA FRANÇOIS HOLLANDE À PRESIDÊNCIA DA FRANÇA









06/05/2012 - 20h16


François Hollande é o novo presidente da França

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O candidato socialista François Hollande é o presidente eleito da França, após desbancar o atual mandatário conservador Nicolas Sarkozy no segundo turno da votação, neste domingo. Com o resultado, o país europeu volta a ter um presidente socialista após 1995, quando François Mitterrand saiu do palácio do Eliseu.

O Ministério do Interior francês declarou a vitória de Hollande por volta das 0h50 locais de segunda-feira (19h50 de domingo em Brasília). Com 99% das urnas apuradas, o socialista teve 51,7% dos votos válidos, contra 48,3% de Sarkozy.

Thomas Coex/France Presse

Hollande celebra com partidários em palco na praça da Bastilha, em Paris, após ser eleito presidente da França
Pouco antes da divulgação do resultado oficial, Hollande discursou para militantes socialistas em frente à praça da Bastilha, na capital Paris, local de comemoração das vitórias do partido. No ato, agradeceu o apoio e voltou a dizer que os franceses "escolheram a mudança".

"Eu escutei o grito de mudança de vocês para ser o seu presidente da República. É o tempo para reparar, recuperar e unir a França. Essa não é uma vitória de vingança, rejeição e amargura", afirmou Hollande.

"Vocês são muito mais que um povo que quer a mudança, são um movimento que se levanta por toda a Europa e, talvez, por todo o mundo para promover nossos valores, nossas aspirações e nossas exigências de mudança".

O socialista ainda pediu que os militantes continuem mobilizados. "Há muito o que fazer nos próximos meses, e para começar, dar a maioria ao presidente da República", disse Hollande, referindo-se às eleições legislativas de 10 e 17 de junho.

Com essa virtual vitória, ele se torna o segundo presidente socialista da Quinta República Francesa fundada pelo general Charles De Gaulle em 1958, depois de François Mitterrand, chefe de Estado de 1981 a 1995.

AUSTERIDADE

Mais cedo, em seu primeiro discurso como presidente eleito da França, Hollande afirmou que diminuirá as medidas de austeridade propostas pela União Europeia para diminuir a dívida pública. As declarações foram feitas na cidade de Tulle, região central da França.

"A austeridade já não é mais inevitável", afirmou Hollande. "A austeridade fiscal na Europa não pode ser uma fatalidade".

O socialista também afirmou que os franceses "escolheram a mudança", em referência ao adversário conservador, que tentava a reeleição. "Estou feliz por ter trazido de volta a esperança".

OBS: POR SUAS PRIMEIRAS DECLARAÇÕES, PRESIDENTE ELEITO PRETENDE SEGUIR UMA POSTURA DE ESTIMULAR A ECONOMIA DIANTE DA CRISE, MESMA TÁTICA QUELULA FEZ NO BRASIL EM 2008/2009. A CONFERIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário