quinta-feira, 10 de maio de 2012

EIS UM BOM TEMA: QUANTOS SALÁRIOS GANHAM OS VEREADORES DE INDAIATUBA?


NA FOTO, LINDBERG FARIAS DO PT, RIO DE JANEIRO, RELATOR DO PROJETO.

09/05/2012 - 21h14


Senado aprova fim de 14º e 15º salários dos parlamentares

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O Senado aprovou hoje o fim dos 14º e 15º salários pagos aos parlamentares. Os dois salários são considerados uma espécie de ajuda de custo aos congressistas, pagos todo início e fim de ano. Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa ser aprovado pela Câmara.

O projeto mantém o pagamento dos salários extras apenas no início e no final do mandato de cada deputado e senador. A justificativa do texto é que o dinheiro serve como ajuda para os custos com a mudança do parlamentar para Brasília e o seu retorno ao Estado de origem.

Na época em que o benefício foi criado, na década de 1940, os salários extras serviam como ajuda para os parlamentares retornarem aos seus Estados anualmente. No modelo atual, em que há verba de passagem aérea para que voltem toda semana, o pagamento se transformou em vantagem criticada por vários parlamentares.

"O procedimento naquela época se justificava porque os parlamentares se mudavam para o Rio com suas famílias. Hoje, voltamos todas as semanas para os Estados", disse o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), relator do projeto.

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) defendeu a extinção do benefício ao afirmar que os salários se transformaram em "distorção". "Não faz sentido termos esse benefício se distanciando da realidade dos brasileiros."

Além do salário mensal de R$ 26,7 mil, cada senador recebe mensalmente R$ 15 mil em verba indenizatória para despesas em seus Estados de origem, combustíveis e divulgação do mandato, entre outras finalidades. Também recebem cota de passagens aéreas para deslocamentos aos Estados e as despesas com telefone e Correios pagas pelo Senado.

O texto é de autoria da ministra e senadora licenciada Gleisi Hoffmann (Casa Civil), que apresentou o projeto antes de assumir o cargo no Palácio do Planalto. Pagamento semelhante é feito aos funcionários públicos que são obrigados a mudar de cidade.

OBS: PRESSIONADOS PELA OPINIÃO PÚBLICA APÓS DENÚNCIA PELA IMPRENSA, OS DEPUTADOS DE ESTADO DO NORDESTE ABRIRAM MÃO DE 18 (SIM DEZOITE) SALÁRIOS
QUE RECEBIAM. DEPOIS PASSARAM A 15, PARA ACOMPANHAR OS PARLAMENTARES DE BRASÍLIA. AGORA O SENADO APROVA A EXTINÇÃO DE SEUS 14º E 15º SALÁRIO. VAMOS VER COMO SE COMPORTA A CÂMARA FEDERAL. E ESSAS COISAS ACONTECEM POR TODO O NOSSO PAÍS. É POR ISSO QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA SE FAZER JUSTIÇA AOS APOSENTADOS DO INSS. É POR ISSO QUE TEMOS UMA INFINIDADE DE FAVELAS, OS QUE ESTÃO EM ALTOS CARGOS NACIONAIS, SEJAM CARGOS POLÍTICOS OU SEJAM NA MAGISTRATURA, A TURMA DA CAPA PRETA, MAMAM NAS TETAS DO ERÁRIO. E OS MILITARES DEVEM SEGUIR OS EXEMPLOS DESSAS CATEGORIAS. COMO PODE UM PAÍS COM ESSES PÉSSIMOS EXEMPLOS CHEGAR AO 1º MUNDO?


Nenhum comentário:

Postar um comentário