sábado, 12 de maio de 2012

O TÍTULO A MATÉRIA É: BONS EXEMPLOS

Publicado em: 23/07/2010

Bons exemplos!

É muito bom quando a gente encontra pessoas realmente preocupadas com o meio ambiente, que se dispõem a fazer algo, que conseguem fazer com que as ações confirmem as palavras. Quando conversei com o empresário Fábio Albuquerque fiquei impressionada com a resposta que ele me deu a respeito de ter deixado a construção civil para investir em manejo sustentável e em madeira certificada: " Eu queria fazer algo para ajudar a manter a floresta amazônica em pé e a única forma que eu encontrei foi investir no manejo sustentável". Ele explora hoje uma floresta em Rondônia, RO. Em Itu, interior de São Paulo, ele recuperou uma área de 75 hectares. Em parceria com a SOS Mata Atlântica plantou 145 mil mudas de árvores e por conta disso mantém com a ajuda do Ibama um criatório conservacionista: recebe animais que foram pegos em cativeiro.

Em São Carlos conhecemos o produtor rural Flávio Marchesin que transformou uma área degradada. Preocupado em proteger o ribeirão que corta a propriedade, ele investiu no reflorestamento. Em parceria com ONG Iniciativa Verde plantou quatro mil árvores para compensação de carbono – 200 delas foram doações do ex-vice-presidente americano Al Gore, para compensar suas viagens. A Iniciativa Verde plantou mais de onze mil árvores no município.

A compensação de CO2 faz parte das ações de empresas, entidades e pessoas para reduzir o aquecimento global. Por meio de modelos botânicos são calculados as quantidades de árvores a serem plantadas por empresas e ONGs, que realizam o plantio visando compensar os danos causados ao meio ambiente pela ação do homem.



O designer Pedro Petry é outro bom exemplo. Ele dá vida à natureza morta. Transforma galhos secos, troncos queimados por raios, em objetos de decoração, móveis e utensílios domésticos. Além disso fez uma parceria com o grupo Orsa e trabalha com madeira certificada. Viaja com frequência ao Pará para buscar matéria-prima. Ele entra na floresta para escolher o que não interessa a empresa, que não tem valor comercial. Para ele, não há outro caminho senão o da reutilização, do reaproveitamento. "Recurso natural não se pode mais desperdiçar".

Graciela Andrade

OBS: CIDADÃOS TOMAM A PROTEÇÃO AMBIENTAL COMO LEMA DE VIDA E VÃO EM FRENTE. CONSEGUEM MERCÊ DE MUITO EMPENHO E DEDICAÇÃO RESULTADOS MAGNÍFICOS. E COMEÇARAM ESSA ATIVIDADE QUANDO AINDA NÃO SE FALAVA EM PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. E VIVAM OS AMANTES DA MÃE NATUREZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário