quarta-feira, 23 de maio de 2012

UM EDUCADOR BRASILEIRO GENIAL NOS PASSA SEUS ENSINAMENTOS

Paulo Reglus Neves Freire (1921-97) ocupou todos os espaços da imaginação dos educadores na década de 1970, como um verdadeiro Antonio, o Conselheiro, que os conclamava à denúncia e à luta. Sóbrio, com palavras duras e ousadas contra um regime mundial de injustiças, via na educação popular - escolar ou não - o caminho de superação libertária, da conscientização e da luta dos oprimidos.


Insistia que só os oprimidos podiam libertar os opressores. Nunca o contrário. Em qualquer parte do mundo. Mas dava evidência especial aos povos mais ligados a nós, brasileiros, pela similaridade, como os dos países da África e da América Latina.

Nascido e criado num Nordeste sofrido, teve não só o aval de ter vivido na própria pele muitas das cruezas da vida como de ter militado em todos os domínios da educação: da alfabetização de jovens e adultos até a pós-graduação em Currículo, dos movimentos populares e eclesiais aos cargos políticos na terceira maior cidade do mundo.

A maior contribuição teórica de Paulo Freire foi ter ligado suas propostas educativas ao pensamento dialético de Marx, às proposições cristãs de Emanuel Mounier e à fenomenologia de Merleau-Ponty. É na encruzilhada dessas teorias que ele deposita os fundamentos de suas ideias e métodos. Libertação, diálogo, conscientização e alfabetização como primeira leitura do mundo: são esses os conceitos básicos de sua pedagogia.

OBS: EM MUITOS MOMENTOS ELE FOI CERCEADO, MAS NÃO DESISTIU NUNCA.
ELE SABIA QUE O CRESCIMENTO DO SER HUMANO, PASSA DECIDIDAMENTE PELO DOMÍNIO DA LEITURA. PORQUE NOSSAS ESCOLAS NÃO PERMITEM QUE OS PAIS POSSAM AJUDAR EM CERTAS OCASIÕES? MUITOS PAIS PODEM AJUDAR SIM.

UM PROFESSOR FALTA EM UMA AULA. FALTAR NÃO É NORMAL. MAS ACONTECE. TODOS TEMOS PROBLEMAS, O PROFESSOR TAMBÉM TEM. PORQUE NÃO ABRIR ESPAÇO PARA QUE PAIS POSSAM PASSAR SUAS VIVÊNCIAS AOS ALUNOS? PODEM OCORRER FALTAS SIMULTÂNEAS DE MAIS DE UM PROFESSOR. AÍ, FICAM NO PÁTEO UMA CENTENA DE JOVENS. A COMUNIDADE PODE AJUDAR SIM.

SERÁ QUE COMPENSA EM TERMOS EDUCACIONAIS, DEIXAR TANTOS JOVENS NOS PÁTEOS DAS ESCOLAS, "CHUTANDO LATA", QUANDO PODERIAM ESTAR RECEBENDO INFORMAÇÕES DE PESSOAS JÁ BEM VIVIDAS E COM EXPERIÊNCIA?

MAS PELAS NORMAS RÍGIDAS  DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, O COLETIVO QUE DIRIGE UMA ESCOLA; O DIRETOR, OS PROFESSORES SE VÊEM  IMPEDIDOS DE RECEBER APOIO DE PESSOAS DA COMUNIDADE. E VEJAM QUE POR TODO LADO TEMOS MUITOS PAIS E MÃES QEU PODERIAM AJUDAR OS JOVENS.

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