segunda-feira, 7 de maio de 2012

PADRONIZAÇÃO NA COLETA DE PILHAS E BATERIAS EM CAMPINAS, PODEM SERVIR DE MODELO A INDAIATUBA

PRECISAMOS DEFENDER NOSSO MEIO AMBIENTE.






06/05/2012 13h42 - Atualizado em 06/05/2012 13h42

Campinas padroniza coleta de pilhas e baterias; veja onde descartar

Novo sistema usa tambores de 50 litros que são adequados.

Padronização evita o vazamento do líquido presente no interior das pilhas.

Do G1 Campinas e Região

Tambor da coleta seletiva (Foto: Divulgação Prefeitura de Campinas)

A coleta de pilhas e baterias em Campinas foi padronizada para evitar o vazamento de líquidos presentes no interior delas, segundo o Departamento de Limpeza Urbana (DLU). O líquido é altamente prejudicial ao meio ambiente. Mensalmente são recolhidos na cidade cerca de uma tonelada e meia, que depois são levados para um ecoponto no DLU.

O novo sistema foi possível com a doação pela iniciativa privada de 80 tambores de 50 litros, de cor azul, que estão sendo colocados nos pontos de coleta. Os tambores possuem tampas próprias. E o tamanho é adequado.

Antes, a coleta era feia em caixas de papelão e embalagens de descarte.

O recolhimento é feito depois de pedido pelo telefone 3272-4405 e 3273-8202, ou pelo e-mail:dlu.seletiva@campinas.sp.gov.br.

Implantação do sistema

Até o momento, a padronização dos coletores já está implantada em torno de 20 locais diferentes na cidade como a Emdec, o Supermercado Enxuto (Jardim Aurélia), algumas cooperativas e os Centros de Saúde Anchieta, Conceição, Joaquim Egídio, Orosimbo Maia, São Quirino, Sousas, Taquaral, Vila União e Vila 31 de Março entre outros.

Padronização da coleta de pilhas de baterias

(Foto: Divulgação Prefeitura de Campinas)

A população também pode fazer o descarte desse material nos 11 ecopontos espalhados pela cidade (confira os endereços na lista abaixo). Está em estudo no Departamento um projeto para a destinação de pilhas e baterias. Atualmente, o ecoponto do DLU tem armazenado oito toneladas desses resíduos.

OBS: ESTÁ AÍ, UMA ÁRDUA TAREFA AOS NOSSOS NOBRES EDÍS. ESTÁ CERTO QUE DEVE SER CANSATIVO PARA ELES, COPIAR O PROJETO E ARTICULAR SUA APROVAÇÃO, MAS COMO PROPOSTA JÁ ESTÁ EQUACIONADA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário