quarta-feira, 16 de maio de 2012

NOSSOS LEGISLADORES E ADMINISTRADORES PODEM APRENDER MUITO COM OS GARÍS

16/05/2012 - 09h51


FOLHA DE DE SÃO PAULO
TALITA BEDENELLI
Garis querem campanha para evitar sujeira nas vias de São Paulo

Uma embalagem aqui, um papel ali, uma latinha acolá e lá ia o Sujismundo deixando um rastro de sujeira pelas ruas por onde passava.

Apesar de criada há 40 anos, a peça publicitária que usava o personagem porcalhão para educar as pessoas a não jogar lixo fora do lugar ainda poderia ser bem útil nos dias de hoje.

É isso o que pensa o Siemaco (sindicato dos trabalhadores e empresas de limpeza urbana), que vai propor ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) uma parceria para acordar os "sujismundos" de plantão.

"É gente que pensa: alguém vai limpar. Mas o varredor acaba de varrer e vem um cara e joga lixo ali", desabafa o presidente da entidade, Moacyr Pereira.

O sindicato deve entregar hoje um documento à prefeitura para pedir auxílio na realização de uma campanha educativa, que inclua a discussão nas escolas.

A ideia é que, além de um filme publicitário, a ação tenha como educadores os profissionais da limpeza (15 mil, entre responsáveis pela varrição e pela coleta de lixo).

Eles devem ser treinados para alertar as pessoas dos problemas gerados pelo lixo jogado na rua e para atuar mais ativamente na fiscalização, denunciando à prefeitura, por exemplo, o descarte de entulho irregular.

Silva Júnior - 28.out.10/Folhapress

OBS: ESSA MATÉRIA SERVE PARA TODAS AS CIDADES BRASILEIRAS. VEMOS LIXO NAS RUAS, NOS TERRENOS BALDIOS, NOS ACOSTAMENTOS DAS ESTRADAS. VEMOS COM FREQUÊNCIA PESSOAS JOGANDO LIXO DOS CARROS EM MOVIMENTO. FALTA MUITA CIVILIDADE AOS CIDADÃOS. PENSAM QUE, COMO TEM UM CARRO, PODEM FAZER SUA SUJEIRA EM QUALQUER PARTE DA CIDADE.  ESTÁ AÍ, UM CAMPO PARA NOSSOS NOBRES VEREADORES SE DEBRUÇAREM E PRODUZIREM ALGO MAIS INTELIGENTE DO QUE FAZER PROJETOS COM NOME DE RUA.
 
NESSE CASO DOS NOMES DE RUA, EXISTE UM SÉRIO COMPONENTE POLÍTICO: ELES PENSAM NOS VOTOS DAS FAMÍLIAS. UMA VEZ OUVI DE UM COMPANHEIRO, QUE ASSISTIA AQUELE TEATRINHO DA CÂMARA A QUE CHAMAM DE SESSÃO, UMA SÁTIRA A RESPEITO DESSES PROJETOS: ELE OS CHAMAVA DE "PROJETO PAPA DEFUNTO", DEVIDO AO INTERESSE OCULTO DOS VOTOS FUTUROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário