segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A FALTA DE "CIDADANIA", FALTA DE EDUCAÇÃO ATRAPALHA ATIVIDADE DE PROFISSIONAIS QUE CUIDAM DE NOSSA SEGURANÇA

Polícia Militar recebe oito trotes por hora no 190

Bombeiros vivem situação pior: das 300 ligações recebidas diariamente, só 18 são verdadeiras urgências

27/01/2013
Jornal A Cidade (PIRACICABA)
               
Matheus Urenha
A Polícia Militar (PM) recebe cerca de 180 trotes por dia pelo telefone 190. A cada hora, são quase oito ligações falsas. Os números preocupam a corporação, pois muitos atendimentos são retardados por causa das brincadeiras feitas, na maioria das vezes, por crianças.
O Corpo de Bombeiros também enfrenta o mesmo problema, mas grande parte dos trotes é realizada por adultos.
 
 
Em 2012, a PM registrou em 65.915 trotes ao telefone de emergência 190. Em relação a 2011, quando foram registrados 45.162 trotes, houve um aumento de 45,95%. A situação é mais preocupante quando os policiais chegam a ir até o local da suposta ocorrência. Somente no ano passado, a polícia deslocou 585 viaturas para falsos pedidos.
"Do total de 65.915 trotes em 2012, 42% são crianças com as mais variadas posturas. Uns gritam, outros riem, outros xingam. Este comportamento pode ser visto como uma ameaça à busca pela excelência no atendimento do serviço de emergência", afirma a tenente da PM Liliane Pinheiro Rivoiro.
Segundo o tenente da PM, Antônio Gustavo Campos Rivoiro, quando a ocorrência é verdadeira a criança está nervosa e, geralmente, chora. "Percebemos pelo tom da voz. Muitos ligam também pedindo qualquer outra informação como o número do Daerp e da CPFL", comenta o tenente.
A PM orienta que pais e professores conversem com as crianças sobre a importância de utilizar o 190 com responsabilidade. Segundo a PM, o 190 deve ser discado somente nos casos em que haja a necessidade da presença da polícia no local. Nos casos de denúncia, a pessoa deve ligar para o 181.
Crime
A ligação telefônica no sentido de enganar ou retardar empresas ou pessoas é considerada crime, segundo o artigo 266 do Código Penal. De acordo com o artigo 340, "provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado" também é crime e a pena pode variar de um a seis meses de detenção ou multa.
"A punição é uma grande ferramenta para coibir o trote", afirma o tenente An- tônio Rivoiro.
Copom amplia atendimento
A Central de Operações da Polícia Militar (Copom) passará a atender mais 20 cidades, entre elas, Araraquara, Barretos e Franca.
Hoje, o Copom atende a nove municípios da região de Ribeirão Preto (Sertãozinho, Ribeirão Bonito, Dourado, Ibaté, Santa Rita do Passa Quatro, Porto Ferreira, Descalvado, São Carlos e Ribeirão Preto). Segundo o tenente da PM, Antonio Gustavo Campos Rivoiro, a expectativa é que o número de ligações diárias que hoje é de 3.550 aumente em 2.500 chamadas recebidas pelo 190.
"O trabalho será concentrado e facilitado. O policial que antes estava atendendo as ligações nessas cidades vai pra rua", afirma o tenente. A equipe do Copom, de 100 policiais, será mantida. "Falta só resolver algumas questões com as empresas de telefonia para iniciarmos o trabalho integrado", diz Rivoiro.
Outra novidade é que o Cobom também funcionará no mesmo local do Copom. A mudança deve ocorrer em dois meses. O cobom conta com dois atendentes e um despachante. "Objetivo é melhorar o serviço de atendimento e promover a integração dos trabalhos", comenta o tenente.
Nos Bombeiros, 9 de cada dez ligações são falsas
Na Central de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) de Ribeirão Preto, são registradas aproximadamente 300 ligações por dia. Destas, segundo a corporação, apenas 18 são verdadeiras. O restante, 94%, é trote.
"A maior preocupação do Corpo de Bombeiros é o uso indevido do telefone de emergência 193, porém nossos atendentes são treinados e orientados na detecção desse tipo de ligação. Portando, cabe a cada um conscientizar-se de que passar trote não é legal e seu cometimento poderá prejudicar a quem comete", diz a nota dos bombeiros.
Ainda segundo a corporação, o 193 deve ser discado em três tipos de emergência: patrimonial, meio ambiente e risco de morte.

OBS: A FALTA DE RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS QUE LIGAM É ALARMANTE. DIZER QUE 94% DAS LIGAÇÕES AOS BOMBEIROS É "TROTE", E MUITAS LIGAÇÕES SÃO FEITAS POR ADULTOS. DESSA FORMA FICA CLARO QUE PRECISA OCORRER UMA CAMPANHA EDUCATIVA, PARA QUE ESSAS PESSOAS RESPEITEM E ENTENDAM QUE OS PROFISSIONAIS ESTÃO NESSE SERVIÇO, PARA PROPORCIONAR PROTEÇÃO E SEGURANÇA AOS CIDADÃOS. NÃO FAZ SENTIDO ESSE PROCEDIMENTO. PODE-SE TAMBÉM, COM TÉCNICA, INSTALAR IDENTIFICADORES DE CHAMADA E PUNIR OS ENGRAÇADINHOS. ESSE PESSOAL, DEVE SER O MESMO QUE JOGA LIXO NAS RUAS, GARRAFAS PLÁSTICAS NA ESTRADAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário