sábado, 26 de janeiro de 2013

O TRABALHO PREVENTIVO, COM PLANEJAMENTO SÉRIO DÁ MELHORES RESULTADOS

 Atualizado em 26/01/2013

Defesa Civil orienta moradores sobre riscos de deslizamentos em Valinhos


Ações foram intensificadas no bairro após o início da temporada de chuvas.
Casas com 200 famílias foram construídas em barrancos e encostas.

Do G1 Campinas e Região

Casas foram construídas em encostas e barrancos no bairro Parque Portugal em Valinhos (Foto: Reprodução/ EPTV)
 
Casas foram construídas em encostas e barrancos
no Parque Portugal (Foto: Reprodução/ EPTV)

A Defesa Civil orientou neste sábado (26) os moradores do Parque Portugal, em Valinhos (SP), sobre os riscos em casos de deslizamentos de terra, alagamentos e enchentes. Com a chegada da temporada de chuva, as ações voltadas para as 200 moradias instaladas na área foram intensificadas. As casas construídas em barrancos, o que aumenta o risco para as 1,2 mil pessoas que moram no bairro.

A proposta da ação envolveu entregas de panfletos e também conversa com os proprietários dos imóveis com alertas e dicas sobre a situação do solo da área. "São dicas que eles podem utilizar diariamente, que eles podem monitorar se morarem muito próximo as encostas como devem proceder em uma situação dessas”, explica o diretor do departamento de coordenadoria de Defesa Civil, Eduardo Mathias.
 
saiba mais 
 
Segundo Mathias, as orientações são importantes para os moradores conseguirem identificar o deslizamento. “A água da chuva fica barrenta, não tão normal quanto dentro de uma rotina de uma chuva e também acaba surgindo algumas trincas que não tinham normalmente em algum cômodo que fica próximo as encostas”, afirma.
Agentes da Defesa Civil entregam panfletos com orientações para as famílias do Parque Portugal em Valinhos (Foto: Reprodução/ EPTV)Agentes da Defesa Civil entregam panfletos com orientações para as famílias (Foto: Reprodução/ EPTV)
 
OBS: E AS AUTORIDADES DA CIDADE? DEIXAM FAMÍLIAS CONSTRUIREM SUAS FRÁGEIS MORADIAS EM ENCOSTAS, COM RISCO DE SEREM SOTERRADAS EM TEMPORAIS E DEPOIS "MONITORAM". E O TRABALHO PREVENTIVO, ONDE É QUE ENTRA? A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO O QUE FAZ? A PRIMEIRA PREVENÇÃO É COM UM BOM PLANEJAMENTO.
 
 
O GOVERNO FEDERAL TEM RECURSOS PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA.  É PRECISO QUE OS MUNICÍPIOS TENHAM TERRENO, ELABOREM PROJETO, QUE A PRESIDENTE DILMA MANDA LIBERAR O DINHEIRO.

EM INDAIATUBA TEMOS BAIRROS  ONDE EXISTE GRANDE SOFRIMENTO SOCIAL. PORQUE NÃO ELABORAR PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES?
TALVEZ O GOVERNO LOCAL NÃO QUEIRA VER O CRESCIMENTO DO PT NA CIDADE. MAS A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA PRECISA DE MORADIAS.

     
     


 
 
 
 

 
 

 
 
<!-->
 

     

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário