segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

AS RELAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO (QUALQUER TRABALHO)

J. Dubner- The New York Times News Service/Syndicate

Qual a real importância de um bom chefe?

Um de nossos podcasts recentes do "Freakonomics Radio" chama-se "Qual a real importância de um bom chefe?". Ele é baseado no documento de trabalho de 2012 "O valor dos chefes", de Edward Lazear e Kathryn Shaw, ambos da Universidade Stanford, e Christopher Stanton, da Universidade de Utah.
 

 
Um de nossos podcasts recentes do "Freakonomics Radio" chama-se "Qual a real importância de um bom chefe?". Ele é baseado no documento de trabalho de 2012 "O valor dos chefes", de Edward Lazear e Kathryn Shaw, ambos da Universidade Stanford, e Christopher Stanton, da Universidade de Utah. No podcast, ouvimos Lazear descrever o problema básico:
"Suponha que você olhe uma firma e a considere altamente produtiva. Bem, talvez o seja por contar com trabalhadores produtivos, por dispor de tecnologia produtiva ou por ter bons supervisores que melhoram a produtividade dos trabalhadores, e não é muito fácil separar um efeito do outro".
Então, como é possível mensurar o impacto dos chefes? Dados, pessoal, dados. E Shaw citou um conjunto de dados enorme de uma empresa com aproximadamente 24 mil funcionários e dois mil chefes. Segundo o resumo do estudo:
"Três achados se destacam. Primeiro, a escolha do chefe é importante. Existe uma variação substancial na qualidade do chefe medida pelo efeito sobre a produtividade do trabalhador. Trocar o chefe localizado nos dez por cento inferiores em termos de qualidade do chefe por alguém da fatia dez por cento superior aumenta a produção total da equipe quase na mesma medida que o acréscimo de um funcionário a uma equipe de nove pessoas. Utilizando uma normalização, isto implica que o chefe mediano é cerca de 1,75 vez mais produtivo do que um trabalhador médio. Em segundo lugar, a atividade principal do chefe é ensinar conhecimentos que persistem. Em terceiro lugar, a atribuição eficiente aloca os melhores chefes aos melhores empregados porque os chefes bons aumentam a produtividade dos trabalhadores de alta qualidade numa proporção maior que a dos de baixa qualidade".
O podcast também inclui uma conversa que tivemos algum tempo atrás com um tipo muito diferente de chefe: Joe Maddon, gerente do Tampa Bay Rays, time da liga principal de beisebol. Ele participou rapidamente do podcast "Qual é a importância real do presidente?", mas aqui temos tempo para uma conversa mais substancial.
 
OBS: APRENDI NA ESCOLA DA VIDA QUE DEVEMOS SER ORGANIZADOS, ATIVOS, ÚTEIS, PONTUAIS, SOLIDÁRIOS, CRIATIVOS E PRODUTIVOS. MAS SEMPRE TEREMOS UM CHEFE POR PERTO. OS COMERCIANTES TEM UM CHEFE (OS CLIENTES) E SE NÃO ENTRA CLIENTE, A FIRMA FECHA. ASSIM, POR TODO LADO DEPENDEMOS DE ALGUÉM. MAS APRENDI TAMBÉM QUE NÃO DEVEMOS SER APÁTICOS, SERVÍS, SUBSERVIENTES. UM TRABALHADOR DEVE TER SUAS IDÉIAS. E QUANDO SUAS IDÉIAS SÃO BOAS, DEVE DEFENDÊ-LAS. OUÇO FALAR QUE O MUNDO DO TRABALHO MUDOU MUITO. QUEM DIVERGE DO CHEFE CORRE RISCO DE SER DEFENESTRADO. ACREDITO QUE NÃO SEJA BEM ASSIM. O "CHEFE INTELIGENTE", DEVE SABER, O QUÃO IMPORTANTE É, TER UM SUBORDINADO COM IDÉIAS PRÓPRIAS. PORQUE MUITOS SÃO  BAJULADORES DE CARREIRA E EXISTEM AOS MONTES. BASTA LEVANTAR UMA PEDRA NA BEIRA DO CAMINHO E LÁ ESTARÁ UM BAJULADOR. ENTÃO UM BOM CHEFE DEVE SABER DELEGAR, COBRAR, DIALOGAR, PROPOR. QUANDO TEMOS UM CHEFE AUTORITÁRIO, OS SUBORDINADOS PODEM SENTIR MEDO. A UM BOM CHEFE, GUARDAMOS RESPEITO. O BOM CHEFE QUANDO TEM ALGUMA TAREFA ESPINHOSA, NÃO VAI ENTREGAR A UM BAJULADOR. ELE SABE QUE ESSE AUXILIAR NÃO TERÁ CONDIÇÃO DE RESOLVER A QUESTÃO. ENTÃO CABERÁ AO FUNCIONÁRIO QUE TEM FORÇA PRÓPRIA CUIDAR DESSE ASSUNTO. O BOM TRABALHADOR PROCURA SE QUALIFICAR TECNICAMENTE E NÃO TEM MEDO DE PROPOR ALGO DESCONHECIDO AOS DEMAIS. EXPLICARÁ E AÍ, O BOM CHEFE SAIRÁ SORRINDO DESSE ENCONTRO. UM DETALHE: O BOM CHEFE QUANDO ALMEJA UMA PROMOÇÃO, DEVE TER POR PERTO (NA SUA EQUIPE) ALGUÉM EM CONDIÇÕES DE PODER SUBESTITUI-LO Á ALTURA. CASO CONTRÁRIO ELE NÃO GALGARÁ MAIS UM DEGRAU EM SUA CARREIRA.
NA FOTO TEMOS EXEMPLO DE UM BOM CHEFE QUE SOUBE "GARIMPAR" E ESCOLHER UMA BOA AUXILIAR PARA SUBSTITUI-LO. 


 


 

 

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