domingo, 27 de janeiro de 2013

COSTUMES SAUDÁVEIS DOS HABITANTES DA REGIÃO DO MEDITERRÂNEO SÃO TRAZIDOS PARA O BRASIL

Dieta mediterrânea adaptada com produtos do Brasil reduz risco cardíaco


Projeto do Hospital do Coração com o Ministério da Saúde substitui ingredientes caros

26 de janeiro de 2013 | 15h 54

Fernanda Bassete - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - A ideia é simples: substituir os alimentos da dieta mediterrânea por ingredientes brasileiros, mais baratos, respeitando as características regionais do País. Foi assim que nasceu a dieta cardioprotetora brasileira, num projeto do Hospital do Coração (HCor) em parceria com o Ministério da Saúde.

Os resultados, publicados em dezembro na revista científica Clinics, são otimistas: mostraram que os pacientes que receberam a dieta adaptada conseguiram perder peso e reduzir os índices de pressão arterial, a glicemia, o triglicérides e o índice de massa corporal (IMC).
Pacientes dos grupos-controle, que receberam a dieta mediterrânea, também melhoraram os índices, mas de maneira menos intensa. Agora, a pesquisa será ampliada e realizada em 40 hospitais do Brasil, exclusivamente com pacientes do SUS.
A dieta mediterrânea é reconhecida por seu efeito protetor ao coração. Ela é composta por alimentos típicos de países banhados pelo Mar Mediterrâneo e baseada no alto consumo de peixes, frutas, legumes, cereais e azeite. Também estimula o consumo moderado de vinho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário