domingo, 27 de janeiro de 2013

PENÍNSULA IBÉRICA SOFRE DE FORMA BRUTAL A CRISE NA ZONA DO EURO.

Desemprego na Espanha atinge recorde histórico
Atualizado em 24 de janeiro, 2013 - 15:14 (Brasília) 17:14 GMT
Jovens protestam contra desemprego na Espanha | Foto: AP
 
Desemprego entre jovens espanhois chega a 55%
O desemprego na Espanha atingiu seu maior índice na história, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Dados oficiais do último quadrimestre de 2012 mostram que o desemprego já atinge 26% da população ativa, contabilizando 5,97 milhões de pessoas.
 
O índice foi divulgado em um momento em que a Espanha vive uma recessão prolongada e passa por profundos cortes no orçamento.
Em 2012, cerca de 850 mil postos de trabalho foram fechados, o que o transforma no segundo pior ano da crise depois de 2009, segundo o jornal El País. Em 2009, o país perdeu 1,2 milhão de postos de trabalho.
O impacto foi mais forte entre pessoas de 16 a 24 anos, que viram a taxa de desemprego no último quadrimestre de 2012 subir de 52,34% (nos trimestre anterior) para 55%.
Nas Ilhas Canárias e em Ceuta, ambas regiões autônomas espanholas, o desemprego já atinge 70% da população jovem.

Fundo do poço

A economia espanhola mergulhou na recessão depois que o rompimento de uma bolha imobiliária deixou milhões de trabalhadores pouco qualificados sem emprego, e o declínio econômico geral erodiu negócios e a confiança dos consumidores.
"Ainda não chegamos ao fundo do poço e o emprego continuará a cair no primeiro quadrimestre de 2013", disse José Luis Martinez, estrategista no banco de investimento Citigroup.
Segundo os dados do INE, a taxa de desemprego da Espanha é o dobro da média da União Europeia.
Os números do desemprego devem causar impacto no governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy que, no ano passado, previu uma taxa de 24,6% até o fim de 2012.
Quando Rajoy tomou posse no final de 2011 havia 5,27 milhões de desempregados na Espanha.

OBS: A CHAMADA GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA , DEIXA OS PAISES COMO OS "ELOS DE UMA CORRENTE". UNS DEPENDEM DOS OUTROS. QUANDO OS ESTADOS UNIDOS ENTROU EM CRISE, COM A QUEBRA DO BANCO LEHMAN  BROTHERS, COMEÇOU A SE ESPALHAR PELO MUNDO, UMA SITUAÇÃO DE INCERTEZAS E ASSIM, CHEGAMOS ATÉ NOSSOS DIAS. EXISTE UMA FRASE HISTÓRICA DE ABRAHM LINCOLN EM QUE ELE DIZIA: "NÃO HÁ PROSPERIDADE BASEADA EM DINHEIRO EMPRESTADO". SÁBIAS PALAVRAS. JÁ VAMOS PARA 4 ANOS DA QUEBRA DO BANCO AMERICANO E O MUNDO AINDA SOFRE E O PIOR É QUE NÃO VEMOS SOLUÇÃO A CURTO PRAZO. O BRASIL TENDO LULA COMO PRESIDENTE, NÃO QUIS SEGUIR AS DIRETRIZES DO FMI PARA ENFRENTAR ESSA SITUAÇÃO; LULA COM SEUS ASSESSORES SEGUIU CAMINHO CONTRÁRIO E PASSOU A REDUZIR IMPOSTOS, ABRIR FINANCIAMETO DE CASA PRÓPRIA, ESTIMULOU A POPULAÇÃO A CONSUMIR BENS DURÁVEIS E FACILITOU O CRÉDITO. ASSIM, A RODA DA ECONOMIA NO BRASIL, CONTINUOU A GIRAR. E ESTÁ GIRANDO ATÉ AGORA, SOB O GOVERNO DILMA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário