quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ESTADO BRASILEIRO INSTITUI A TOLERÂNCIA ZERO AO MOTORISTA EMBRIAGADO

Contran institui tolerância excepcional. Zero de álcool para multas da lei seca.


Motorista que apresentar 0,05 mg de álcool por litro de ar expelido pagará multa de R$ 1.915,40

29 de janeiro de 2013

Bruno Ribeiro - O Estado de S. Paulo
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou novos limites de tolerância de álcool para o teste do bafômetro que, na prática, instituíram a tolerância zero no País. Qualquer motorista que apresentar 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões terá de pagar multa de R$ 1.915,40 (menos de uma lata de cerveja). Até agora, o limite era de 0,2 miligrama.
 
No caso de o motorista ser submetido a exame de sangue, segundo as novas regras, não será tolerada nenhuma quantidade de álcool no sangue para evitar a multa.
A regulamentação foi uma medida complementar às mudanças na lei seca estabelecidas no fim do ano passado pelo Congresso Nacional e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff. Ela foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 29.
Quem for flagrado nos testes com mais de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar continua sujeito à prisão por crime de trânsito. A pena é de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão do direito de dirigir.
As novas formas de provar a embriaguez do motorista, como testemunhos de policiais e gravações em vídeo também são válidas, segundo a regulamentação.

OBS: JÁ ESTÁ EM VIGOR ESSA MEDIDA DE GRANDE ALCANCE SOCIAL. TERÁ FUNÇÃO DE PROTEÇÃO ÀS PESSOAS OU FAMÍLIAS NO TRÂNSITO E TAMBÉM AJUDARÁ A COMBATER O ALCOOLISMO NOS CIDADÃOS E CIDADÃS. E OUTROS DETALHES IRÃO AJUDAR NA AUTUAÇÃO: SERVE FILMAGEM, TESTEMUNHA, ANÁLISE FISIONÔMICA E DO CONDICIONAMENTO DOS MOVIMENTOS PELO INFRATOR (PELA AUTORIDADE).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário