domingo, 27 de janeiro de 2013

O "THE ECONOMIST" SABE RESOLVER ESSA QUESTÃO

Grã-Bretanha tem queda de 0,3% no PIB e teme recessão


Atualizado em 25 de janeiro, 2013 - 09:51 (Brasília) 11:51 GMT

O Produto Interno Bruto (PIB) britânico encolheu 0,3% nos três últimos meses de 2012, alimentando ainda mais os temores de que a economia do país possa entrar em recessão novamente.
O Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) disse que a queda deveu-se em grande parte a uma queda na indústria extrativa, após atrasos de manutenção em um grande campo de
petróleo do Reino Unido no Mar do Norte.
 
A economia havia crescido 0,9% no trimestre anterior, impulsionada pelos Jogos Olímpicos de Londres.
Para todo o ano, o crescimento foi zero, ou seja, a economia fico estagnada.
O ONS disse que a "economia em altos e baixos" estava em uma "marcha lenta".

'Muito difícil'

A indústria caiu 1,5% no quarto trimestre, o setor de serviços, o mais relevante na economia britânica, ficou estável. Mas a construção civil cresceu 0,3%.
Dentro do setor de manufatura, a produção da indústria extrativa caiu de 10,2%, o maior declínio desde que os registros começaram, em 1997, impulsionada pela interrupção das atividades em campos de petróleo e gás no Mar do Norte.
Excluindo extração de petróleo e gás dos cálculos, a economia teria encolhido apenas 0,1% no quarto trimestre, disse o ONS.
O ministro da Economia, George Osborne, reagiu dizendo que os números "relembravam ao país de que a situação econômica é muito difícil, que o ano passado foi particularmente difícil, e que nós enfrentamos problemas domésticos com a dívida crescente por muitos anos, e problemas externos - com a zona do euro, por exemplo, para a qual vendemos boa parte de nossos produtos, afundada em recessão".
"Nós podemos fugir destes problemas ou confrontá-los. E estou determinado a confrontá-los, a criar empregos para as pessoas deste país", complementou Osborne, ao ser questionado sobre as indicações de que o país mergulhará em recessão e sobre a possível perda de credibilidade de seu plano para a Grã Bretanha.

OBS: EIS UMA BOA OCASIÃO PARA QUE O "THE ECONOMIST" MOSTRE SEUS CONHECIMENTOS EM ECONOMIA E QUE SUGIRA AO 1º MINISTRO DAVID CAMERON A SUBSTITUIÇÃO DESSE MINISTRO, ASSIM COMO SUGERIU AO GOVERNO BRASILEIRO  QUE DEMITISSE O MINISTRO MANTEGA, PORQUE O BRASIL SÓ CRESCEU 1 % EM 2012. O CRESCIMENTO DA INGLATERRA FOI ZERO (0). ASSIM, EM TERMOS PERCENTUAIS, O PIB DO BRASIL CRESCEU 10 VEZES MAIS  DO QUE O PIB DA INGLATERRA. VÃO TER REDUZIR A MEZADA DA RAINHA ELIZABETH E DE SUA FAMÍLIA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário