quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

INICIATIVA, INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E ASTÚCIA




 

Mensagem A Garcia


Em todo este caso cubano um homem se destaca no horizonte de minha memória. Quando irrompeu a guerra entre a Espanha e os EUA, o que importava a estes era comunicar-se com o chefe dos insurretos, Garcia, que sabiam se encontrar em alguma fortaleza no inte Em todo este caso cubano um homem se destaca no horizonte de minha memória.
Quando irrompeu a guerra entre a Espanha e os EUA, o que importava a estes era comunicar-se com o chefe dos insurretos, Garcia, que sabiam se encontrar em alguma fortaleza no interior do sertão cubano, mas sem que se pudesse dizer exatamente onde.

Era impossível um entendimento com ele pelo correio ou pelo telégrafo. No entanto, o Presidente precisava-lhe da colaboração o mais rapidamente possível. Que fazer?
Alguém lembrou:
- Há um homem chamado Rowan, e se alguma pessoa é capaz de encontrar Garcia, há de ser Rowan.

Rowan foi trazido à presença do Presidente, que lhe confiou uma carta com a incumbência de entregá-la a Garcia.

De como Rowan tomou a carta, meteu-a num invólucro impermeável, amarrou-a ao peito, e após quatro dias saltou de um barco sem sequer uma cobertura, alta noite, nas costas de Cuba; de como se embrenhou no sertão para depois de três semanas surgir do outro lado da ilha, tendo atravessado a pé um país hostil e entregue a carta a Garcia, são coisas que não vem ao caso narrar aqui pormenorizadamente.

O ponto que desejo frisar é este: MacKinley, o Presidente, deu a Rowan uma carta para ser entregue a Garcia. Rowan tomou a carta e nem sequer perguntou onde Garcia estava: entregou-a.

Salve! Eis aí um homem cujo busto merecia ser fundido em bronze e sua estátua colocada em cada escola.

Não é somente de sabedoria livresca que a juventude precisa, nem somente de instrução sobre isto ou aquilo: precisa sim de um endurecimento das vértebras, para poder mostrar-se altiva no exercício de um cargo; para atuar com diligência, para dar conta do recado; para, em suma, levar uma mensagem a Garcia.

A nenhum homem que se tenha empenhado em levar avante uma grande tarefa em que a ajuda de muitos se torna necessária, têm sido poupados momentos de verdadeiro desespero ante a imbecilidade de um grande número de homens, ante a inabilidade ou a falta de disposição de concentrar a mente numa determinada coisa e fazê-la.

A regra geral tem sido: assistência irregular, desatenção tola, indiferença irritante e trabalho mal feito.

Ninguém pode ser verdadeiramente bem sucedido, salvo se lançar mão de todos os meios ao seu alcance para fazer com que outros homens o auxiliem, a não ser que Deus, na sua grande misericórdia, faça um milagre, enviando-lhe como auxiliar um anjo de luz.


OBS: QUANDO COMECEI A TRABALHAR NA SINGER, O MEU ENCARREGADO ME PASSOU UM LIVRETO PARA LER: SEU TÍTULO ERA "MENSAGEM A GARCIA". UM SOLDADO FOI ENCARREGADO DE LEVAR UMA MENSAGEM SECRETA AO GENERAL GARCIA. RECEBEU O DOCUMENTO, GUARDOU, FEZ CONTINÊNCIA, DEU MEIA VOLTA E SE RETIROU. NÃO PERGUNTOU SE TINHA RIO A ATRAVESSAR, SE TINHA MONTANHAS A TRANSPOR, SE IA DE CAVALO, NADA. TOMOU TODAS AS INICIATIVAS E EM ALGUNS DIAS A MENSAGEM TÃO IMPORTANTE ESTAVA NAS MÃOS DO GENERAL GARCIA. EM ALGUM MOMENTO TEREMOS QUE SER OS PROTAGONISTAS, TEREMOS QUE TOMAR DECISÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário