sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MUITO IMPORTANTE A APROXIMAÇÃO DO BRASIL COM PAÍSES AFRICANOS

22/02/2013 10h39- Atualizado em 22/02/2013 10h40

Na Guiné Equatorial, Dilma fala em alianças entre Brasil e África

Ela vai participar de cúpula entre líderes africanos e da América do Sul.
Dilma destacou que países africanos e Brasil têm 'história parecida'.

Do G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff, que participa de encontro de cúpula entre líderes africanos e da América do Sul, disse nesta sexta-feira (22) que quer "propor alianças concretas para os países africanos". Dilma está na capital da Guiné Equatorial, Malabo, onde ocorre a 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo América do Sul-África (ASA).
Presidente Dilma Rousseff chega a GUiné Equatorial para participar da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo América do Sul-África (ASA) (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Presidente Dilma Rousseff chega a GUiné Equatorial para participar da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo América do Sul-África (ASA) (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
"Falamos a mesma língua porque temos problemas e histórias parecidos. Me encontro aqui hoje para propor alianças concretas para os países africanos (...) Queremos ampliar a investigação cientifica e tecnológica, oferecer cursos de português. Em áreas de saúde também temos muito interesse", afirmou a presidente.
Dilma participa ao longo de todo o dia de atividades e encontros relacionados à reunião de cúpula. Depois da passagem pela Guiné Equatorial, a presidente visita a Nigéria, onde vai se encontrar com autoridades do governo local.

OBS: AS RAÍZES AFRICANAS ESTÃO FINCADAS EM SOLO BRASILEIRO JÁ HÁ SÉCULOS, POIS OS PORTUGUESES NA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO, CERTAMENTE TINHAM "NEGÓCIOS" COM OS INGLESES, COM HOLANDESES E FRANCESES, QUE FAZIAM A PARTE SUJA DA ESCRAVIDÃO (O TRANSPORTE), EM NAVIOS QUE CASTRO ALVES, NOSSO POETA BEM DENOMINOU "NAVIOS NEGREIROS". VINHAM EM SEUS AMONTOADOS NOS SEUS PORÕES, E MUITOS MORRIAM DURANTE A VIAGEM. E PARA DIFICULTAR AINDA MAIS OS CONTATOS ENTRE OS PRISIONEIROS, VINHAM MISTURADOS ENTRE MUITAS ETNIAS. ASSIM, SEUS DIALETOS NÃO COMBINAVAM. FOI UM TRABALHO SUJO DO CHAMADO 1º MUNDO, CONTRA UM POVO INDEFESO. A APROXIMAÇÃO DO BRASIL NESSE MOMENTO É FUNDAMENTAL AOS AFRICANOS, POIS OS COLONIZADORES DE ANTIGAMENTE, (OS EUROPEUS) CONTINUAM A COLONIZAR AINDA HOJE, PELA SUA TECNOLOGIA SOFISTICADA. ASSIM, COMO EXEMPLO, TRANSFERINDO SEUS CONHECIMENTOS PELA EMBRAPA, O BRASIL AJUDA OS AFRICANOS A DESENVOLVER TECNOLOGIAS AGRÍCOLAS E TAMBÉM NA PECUÁRIA. HAVENDO INTERCÂMBIO NAS ESCOLAS DE NÍVEL SUPERIOR, TAMBÉM ESTAREMOS AJUDANDO NOSSOS VIZINHOS DO OUTRO LADO DO ATLANTICO. NOSSA PROXIMIDADE CULTURAL ASSIM, SERÁ A "PONTE" DE LIGAÇÃO ENTRE AS NAÇÕES AMERICANAS E AS AFRICANAS. PONTO PARA DILMA. ESSA APROXIMAÇÃO SÓ PODERIA TER OCORRIDO COM UM GOVERNO PETISTA E LULA AGIU MUITO BEM EM SEU TEMPO. FHC (O SÁBIO) NUNCA FARIA ISSO POIS ELE MESMO JÁ CHEGOU A AFIRMAR COM CONOTAÇÃO PEJORATIVA, QUE, EM SEU TEMPO DE JOVEM, "TINHA OS PÉS NA COZINHA".


 
 
 
 
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário