terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

JOVEM VINDO DO PIAUÍ, ESTRANHA A QUALIDADE DO ENSINO ESTADUAL EM SÃO PAUL.

A primeira vez em uma escola paulistana

Para marcar o início do ano letivo, iG traz depoimentos de quem estreou em uma sala de aula. Nesta terça, um aluno do Piauí conta suas impressões da nova escola em São Paulo

Cinthia Rodrigues- iG São Paulo |
 
Igor Felipe Miranda Gonçalves, 15 anos, é um dos novatos na escola estadual José Monteiro Boanova, em São Paulo. Ele iniciou no 1º ano do ensino médio 15 dias depois da mudança de Canto do Buriti, município de 20 mil habitantes no interior do Piauí, para a capital paulista.
Cinthia Rodrigues/iG
Igor sentado em frente à escola na segunda-feira após ser dispensado mais cedo
iG: Qual foi o motivo da sua mudança? Igor: Ajudar minha mãe, que já tinha se mudado para cá. Eu fiquei com minha vó até ela arranjar tudo por aqui. Agora vim ver se também arrumo trabalho.
iG: O que achou da cidade? Se surpreendeu? Igor: Achei normal, parecida com as cidades grandes que eu conhecia: Teresina e Fortaleza (capitais do Piauí e do Ceará).
iG: Como foi a escolha da escola? Você mora perto? Igor: Estou morando em Morro Doce (bairro da zona norte a mais de 20 quilômetros da escola), mas a minha mãe fez a minha matrícula aqui. Ela pesquisou e achou que era melhor (a José Monteiro Boanova é uma das melhores escolas da rede pública de São Paulo no ranking do Enem).
iG: E a escola o se parece com as que você conhecia? Igor: Não, aí é bem diferente. O jeito de educar é outro. O estudo lá é melhor.
iG: Qual a diferença? Igor: Lá é mais sério, tem avaliação todo mês para saber o que foi que os alunos aprenderam. Eu acho bom porque se não aprenderam bem, voltam a explicar. Os professores ficam em cima, vão de carteira em carteira vendo se está tudo mundo estudando.
iG
 
OBAS: IGOR IDENTIFICA A MELHOR QUALIDADE DO ENSINO NO PIAUÍ. NÃO É ATOA QUE OS JOVENS DE SEU ESTADO, ESTÃO FAZENDO SUCESSO NOS TORNEIOS CULTURAIS PROMOVIDOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. E CONVÉM LEMBRAR QUE ELE VEIO MORAR NO ESTADO MAIS RICO DA FEDERAÇÃO (NAS MÃOS DO PSDB JÁ VAI PARA 20 ANOS). OS JOVENS DAQUI NÃO ESTRANHAM, POR FALTA DE PODER COMPARAR, MAS UM JOVEM DE FORA, FAZ ESSA COMPARAÇÃO. EM 2014, TEREMOS POSSIBILIDADE DE TROCAR ESSA POLITICA EDUCACIONAL, DE MÁ QUALIDADE.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário