domingo, 21 de agosto de 2011

AINDA O TEMA DA TECNOLOGIA DO USO DO LODO, PARA USO RACIONAL NA PROTEÇÃO DO NOSSO AMBIENTE.

iG Tecnologia

Lodo gerado no tratamento de água vira calçada

João Paulo Freitas (jpfreitas@brasileconomico.com.br)
19/08/11

Valdir Schalch, da USP de São Carlos: aplicação em larga escala demanda análises adicionais

Pesquisa realizada na Escola de Engenharia da USP de São Carlos indica que o resíduo produzido pelas empresas de saneamento pode ser reaproveitado na produção de concreto.

Próximos passos

O pesquisador planeja agora dar continuidade à pesquisa para verificar a possibilidade de produção em larga escala do concreto.
"Precisamos montar uma unidade experimental para fazermos mais análise desse concreto, que já mostrou sua viabilidade", diz. "Será necessário também fazer um trabalho conjunto com os órgãos governamentais que cuidam da água e do meio ambiente. Estamos atrás disso", acrescenta.

"A pesquisa certamente terá continuidade. Os resultados são muito interessantes. O lodo é um problema sério das estações de tratamento", diz.

Além da questão ambiental, esse uso do resíduo também pode gerar economia na produção de concreto. Isso porque, segundo o acadêmico, o lodo precisa apenas passar por um processo de secagem para ser incorporado ao concreto.

O pesquisador pondera, contudo, que só será possível avaliar com clareza eventuais economias quando esse concreto for produzido em larga escala. Além disso, o reaproveitamento do lodo também reduziria custos relacionados ao descarte correto do resíduo.

De acordo com Schalch, o uso do resíduo na produção de concreto não é capaz de dar conta de todo o problema do lodo. "É preciso que haja várias outras tecnológicas."

OBS: HOJE SE BUSCA INTENSAMENTE MELHORES TECNOLOGIAS NA PROTEÇÃO AMBIENTAL. PODEMOS VER A SOLAR, A EÓLICA, A MOAGEM DE PNEUS VELHOS PARA MISTURA NO ASFALTO E AGORA COM O REUSO DO LODO DOS TRATAMETOS DE ESGOTOS, PARA FINS DE SE PRODUZIR CONCRETO. SERÁ UM EXCELENTE AVANÇO NA PROTEÇÃO AMBIENTAL. PARABÉNS AOS CIENTÍSTAS DE SÃO CARLOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário