sábado, 20 de agosto de 2011

EMPRESAS BRASILEIRAS ESTÃO NOS ESTUDOS DESSA PRIVATIZAÇÃO


Portugal mantém plano de privatizar a TAP, mesmo com prejuízo

Governo espera vender companhia aérea ainda este trimestre, apesar da piora das perdas no semestre e do quadro recessivo europeu

Alex Coutinho, especial para o iG, de Lisboa |
19/08/2011

Portugal mantém plano de privatizar a TAP, mesmo com prejuízoGoverno espera vender companhia aérea ainda estre trimestre, apesar da piora das perdas no semestre e do quadro recessivo europeuMesmo com o aumento do prejuízo no semestre, em relação ao mesmo período do ano anterior, o governo português manteve o plano de privatizar a TAP ainda este trimestre.

A companhia aérea registrou perdas de 137 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, contra o prejuízo 79 milhões de euros, no primeiro semestre de 2010. O aumento de 73,4% nas perdas se deveu principalmente ao aumento dos combustíveis. Esta despesa cresceu 43% entre janeiro e junho, atingindo um custo total de 325 milhões de euros.

"Este é um mau momento para a venda de uma companhia aérea porque os resultados das linhas européias não têm sido bons nos primeiros meses do ano", afirma Peter Morris, economista-chefe da Ascend, agência internacional que faz a avaliação do mercado financeiro da aviação civil. "Há muita incerteza e quando isso acontece, os investidores retraem-se."

Mesmo com o cenário recessivo, os analistas esperam que a venda aconteça ainda este ano. O acordo entre o governo português e o grupo conhecido como 'troika' internacional, constituído pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Comissão Européia (CE) e Banco Central Europeu (BCE), determinou a privatização total da companhia aérea, bem como a ANA Aeroportos de Portugal, a CP Carga, a Águas de Portugal, os Correios (CTT), a televisão (RTP) e o ramo segurador da Caixa Geral de Depósitos.

Os ativos são muitos, mas, para hà TAP, não faltam interessados. Willie Walsh, o presidente da International Airlines Group (que resultou da fusão entre a British Airways e a Ibéria) já pediu detalhes sobre a operação, comentando tratar-se de "a oportunidade de uma vida". As dez rotas para o Brasil, com um total de 75 vôos semanais, são o principal atrativo para companhias de aviação como a Qatar Airways, do Oriente Médio ou a angolana TAAG.

Uma aliança com a TAM-LAN também é vista pelos especialistas como mais benéficas na perspectiva de desenvolvimento das rotas brasileiras e africanas da TAP, que apresentam um potencial de crescimento de 7% até 2014.

Para Morris, da Ascend, "a TAP tem alguns pontos fortes, especialmente as ligações com o Brasil e África. Isso é um atributo que outras companhias aéreas simplesmente não têm. Para além disso, serve vários pontos no Brasil, o que quer dizer que são mais de 50% que estão em jogo na competição com a TAM".

OBS 1: PELAS DIFICULDADES ECONÔMICAS QUE ATRAVESSA, PORTUGAL VAI PRIVATIZAR A GIGANTE PORTUGUESA. É UMA GRANDE APOSTA DOS EMPRESÁRIOS LIGADOS Á NAVEGAÇÃO AÉREA. AS ROTAS QUE ELA TEM, LIGANDO EUROPA, BRASIL E ÁFRICA SÃO ATRATIVAS.
OBS 2: ESSE CASO LEMBRA O PERÍODO, EM QUE O BRASIL ESTAVA COM A CORDA NO PESCOÇO, DURANTE O GOVERNO FHC E PARA PAGAR CONTAS, TEVE QUE PRIVATIZAR A VALE DO RIO DOCE.

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